IGP fará mutirões para confecção de carteiras de identidade em Santa Cruz

Uma dificuldade percebida pelos santa-cruzenses desde a catástrofe ambiental, de maio de 2024 continua gerando contratempos. Desalojado, o Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias passou a ocupar uma sala do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), onde tem restrição de espaço e, por isso, limitou o atendimento para a confecção de carteiras de identidade.

Diante disso, a partir de abril serão realizados mutirões presenciais para diminuir a demanda reprimida, que chega a 3 mil documentos. O público será atendido, excepcionalmente, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, sem a necessidade de agendamento online. A Prefeitura disponibilizará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Trânsito, o espaço e o mobiliário, e o Estado cederá mais servidores para dar suporte durante as ações especiais.

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O assunto motivou, segunda-feira, discurso enérgico do vereador Edson Azeredo (PL) na sessão da Câmara. Ele cobrou agilidade no atendimento do público e questionou orientação para que fossem procurados os postos de Venâncio Aires e Vera Cruz, que fazem o atendimento presencial sem a necessidade de agendamento online. Durante sua fala o legislador cobrou uma audiência para falar com a coordenadora regional de perícias Mariana da Silva Carretta. Esse encontro ocorreu na tarde de quarta-feira, 19, e possibilitou avanços, segundo Azeredo.

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“Conseguimos esclarecer dúvidas do vereador e tivemos a confirmação de que irá nos ajudar, politicamente, para agilizarmos a locação de um espaço adequado para receber os cidadãos”, destacou Mariana. Ela salientou que teve encontros com representantes da atual administração municipal, mas ainda não foi possível a cedência de um espaço para o IGP. Isso porque os órgãos da Prefeitura ainda estão se ajustando na estrutura disponível.

São feitos 24 atendimentos diários

A lentidão na confecção das carteiras de identidade é uma das consequências da catástrofe ambiental registrada em maio de 2024. Apesar de o local onde funcionava o Posto de Identificação não ter sido atingido pela cheia, o telhado do prédio localizado na Rua Marechal Floriano foi danificado, assim como a instalação elétrica. A estrutura precisou ser interditada. A reforma tornou-se algo complexo, porque funcionavam no espaço três órgãos do Estado – Posto de Identificação, unidade da FGTAS/Sine e área da Educação –, além do fato de parte ter sido cedida ao Município. Diante disso, formou-se um imbróglio sobre as responsabilidades.

Para agilizar o atendimento, a Câmara de Vereadores, por meio do ex-presidente Gerson Trevisan (PSDB), cedeu espaço para a FGTAS/Sine, e o CRPO, na Rua 28 de Outubro, para o Posto de Identificação. O espaço da Brigada Militar, no entanto, não é destinado para a recepção de pessoas, com área e acomodações adequadas para que possam esperar o atendimento. Assim, o agendamento passou a ser feito por meio do site igp.rs.gov.br. Diariamente, às 8 horas, são disponibilizadas 24 fichas, que é o que a estrutura comporta.

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Esse número logo é atingido e muitas pessoas ficam sem o atendimento. Exemplo disso foi citado pelo vereador Edson Azeredo na Câmara. Ele falou a respeito de um rapaz que precisava apresentar documentação, em função de concurso público, mas não tinha êxito em agendar. Outra família, com gêmeos, conseguiu confeccionar a carteira de um em Santa Cruz e outro em Venâncio Aires.

Fake news aumenta problema

Não bastasse a situação de limitação de atendimento, o Posto de Identificação precisou gerenciar uma fake news que ampliou o problema. Com o anúncio da nova carteira de identificação nacional veio a informação de que, durante um prazo, a emissão seria gratuita, passando depois a ser cobrada uma taxa. Parte da demanda reprimida de 3 mil pessoas é pelo novo documento. A coordenadora Mariana Carretta reforça que não é preciso ter pressa. A primeira versão da nova carteira é gratuita e não é necessário que seja confeccionada imediatamente.

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