Novidades para deputados federais

josé humberto pires

O lançamento do secretário de Governo, José Humberto Pires, a deputado federal começou um processo de renovação geral na bancada brasiliense. Ele se filiou ao MDB, onde o atual deputado Rafael Prudente recebeu garantias de reeleição do governador Ibaneis Rocha.

Dos já deputados, a votação estrondosa de Fred Linhares e a performance de Julio Cesar Ribeiro devem garantir a reeleição de ambos.

A única petista, Érika Kokay, deve enfim ir para o Senado, mas o presidente regional do partido, Jacy Affonso, garante que haverá nomes para substituí-la. Por um momento parecia que ele pensava em José Dirceu, mas agora ele aposta no retorno do ex-ministro para São Paulo. Essa cadeira permanece um mistério.

O PP, no entanto, garante que elegerá ao menos um. Se não for Rôney Nemer, que chegou perto na eleição passada, poderia ser Carlos Dalvan, considerado herdeiro de Rôney e campeão de votos no Recanto das Emas.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O grande mistério permanece o PL. Se Bia Kicis for candidata à reeleição, não só leva a cadeira como puxa outro candidato. Da outra vez, foi Alberto Fraga. Se não for, tem um herdeiro pronto, o distrital Thiago Manzoni, mas ainda um nome correndo por fora, Cristiane Britto, que foi sucessora de Damares no Ministério da Mulher e pode concorrer tanto pelo Republicanos quanto pelo PL.

Terá as bênçãos de Damares e de Michelle Bolsonaro. Mas Bia pode ir para o Senado e aí se abre mais uma vaga para qualquer dos outros dois. Não se acreditam em outras surpresas, mas é bom lembrar que o ex-governador Rodrigo Rollemberg voltou à Câmara, se tentar outra vez dificilmente ficará de fora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.