Trump diz que ‘adoraria’ cortar financiamento de emissoras públicas

us france politics diplomacy trump macron

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (25) que “adoraria” cortar o financiamento da rádio pública NPR e da TV estatal PBS. Ele alegou que a verba que essas emissoras recebem “é muito injusta”.

Os conservadores costumam acusar os veículos de comunicação públicos dos Estados Unidos de serem esquerdistas. “Todo esse dinheiro desperdiçado… E têm um ponto de vista muito tendencioso”, considerou o presidente, que chamou de “depravado” o editor-chefe da revista The Atlantic, Jeffrey Goldberg, que revelou ontem planos militares discutidos em um grupo de mensagens.

Segundo o site da PBS, a Corporação de Radiodifusão Pública, estrutura que distribui os subsídios federais, conta com um orçamento de cerca de US$ 500 milhões (cerca de R$ 3 bilhões), aprovado pelo Congresso. A Corporação diz que paga mais de 70% dos seus subsídios a emissoras de rádio e TV locais, que compram direitos de retransmissão de programas produzidos pela NPR e PBS.

A estrutura nacional da NPR afirma que recebe “cerca de 1%” em subsídios federais diretos, e que se mantém principalmente com publicidade e com os programas comprados pelas emissoras locais.

A congressista Marjorie Taylor Green, partidária de Trump, informou que o Comitê de Eficiência Governamental (Doge) vai discutir esse tema amanhã.

O governo Trump também colocou em sua mira o setor de radiodifusão estrangeira, ao desmantelar a agência governamental USAGM.

© Agence France-Presse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.