Na Expoagro Afubra, líderes reforçam a defesa do setor produtivo

A defesa da fumicultura e também a necessidade de apoio aos agricultores que enfrentam dificuldades por conta dos eventos climáticos, como enchentes e estiagens, nortearam os pronunciamentos na cerimônia de abertura da 23ª Expoagro Afubra, nessa terça-feira, 25. O evento contou com a presença de líderes políticos e do setor produtivo, assim como visitantes que foram em busca das novidades. 

Evidenciando o papel da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o trabalho desenvolvido ao longo dos 70 anos, o presidente da entidade, Marcílio Drescher, destacou o propósito da feira. “A nossa organização tem dentre seus objetivos, além da defesa da fumicultura, a diversificação nas pequenas propriedades. E aqui o agro entra em sintonia, tudo se cruza, desde análise de amostras, tecnologias, inovação, exposições, seminários, debates de problemas e dificuldades. É preciso lembrar que é o agro que garante a segurança alimentar diária do mundo. Sempre seremos o agro da salvação”, evidenciou. 

LEIA TAMBÉM: Confira a programação da Expoagro para esta quarta-feira

Representando a Assembleia Legislativa, entre os deputados presentes, Edvilson Brum (MDB) destacou que a feira se consolida como um marco no calendário para celebrar a força e a resiliência do agricultor. “O evento mostra as potencialidades do setor e incentiva a diversificação. A Expoagro evolui a cada ano. Aqui pulsa a força da agricultura. E o tabaco é uma das culturas mais importantes do setor, por isso é preciso reconhecer que ele é fundamental, pois contribui nas diversas áreas. O Estado tem cerca de 284 mil hectares cultivados, então não podemos permitir que o agricultor seja punido.” O deputado ainda defendeu a necessidade de mais iniciativas para auxiliar o produtor rural diante dos eventos climáticos, citando o projeto de enfrentamento da estiagem do governo do Estado, o Irriga RS. 

Presidente da Afubra, Marcílio Drescher, ressaltou a importância do setor produtivo

Em nome da Câmara dos Deputados, Marcelo Moraes (PL) também relembrou avanços e batalhas enfrentadas pelo setor ao longo dos últimos 70 anos. Entre os pontos abordados, o parlamentar destacou a necessidade de uma ampla defesa, em nível nacional, pelo tabaco. “A fumicultura movimenta nossos municípios, é a segunda commodity de maior exportação do Estado e é o setor mais perseguido. Precisamos unir forças. Neste ano teremos nova Convenção-Quadro e no Congresso temos pautas importantes, como do Proagro e da securitização. Então é preciso união pelo setor, pois se tivermos um agro forte, teremos economia forte.”

LEIA TAMBÉM: Casa do Associado da Afubra permite integração e troca na Expoagro

O prefeito de Rio Pardo, cidade sede da feira, Rogério Monteiro, deu as boas-vindas aos visitantes e falou sobre a importância do evento em momento de superação, principalmente para a agricultura. Sobreviver, manter e prosperar nos últimos meses não foi para os fracos”, enfatizou. Ele salientou a força e a coragem dos gaúchos para enfrentar os desafios ligados sobretudo a questões climáticas, se referindo tanto à enchente do ano passado quanto aos transtornos causados pela estiagem recentemente. “A pujança da Expoagro não deixa a menor dúvida de que, sim, vencemos mais uma vez”, afirmou.

Afubra recebe homenagens

Os 70 anos completados pela Afubra no dia 21 de março foram destacados nas falas das autoridades. A solenidade ainda teve a presença especial de Helena Paulina Werner, de 99 anos, viúva do fundador da Afubra, Harry Antônio Werner. Eles são pais de Benício Werner, que esteve na presidência da entidade de 2007 a 2023. Além disso, foram prestadas homenagens com entrega de medalha, certificado e placa à diretoria da associação. 

A deputada estadual Kelly Moraes (PL) entregou o certificado e a medalha da 56ª legislatura da Assembleia Legislativa. Em sua fala, salientou a importância da Afubra, que conta com mais de 90 mil associados nos três estados do Sul, sendo uma referência de associação no País. “É o momento de reconhecer essa história, dos presidentes que nas sete décadas passaram pela entidade, deixando um legado de defender um setor tão combatido”, disse Kelly, relembrando Hainsi Gralow, que esteve à frente da entidade quando foi realizada a primeira edição da Expoagro em 2001. 

LEIA TAMBÉM: Corede/VRP promove mais uma edição do Fórum da Diversificação nesta quarta-feira

O prefeito de Rio Pardo, cidade anfitriã da feira, Rogério Monteiro, também realizou a entrega de uma placa para a diretoria da Afubra que, com a Expoagro, promove e projeta o nome da cidade. 

Marcílio externou a alegria de receber as condecorações. “Se temos algum mérito de receber é porque o trabalho realizado foi consolidado e nos faz referendar o que somos hoje. A homenagem, compartilho com os fumicultores, nossa gente, que contribuíram e contribuem com essa história.”

LEIA MAIS SOBRE AGRONEGÓCIO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Na Expoagro Afubra, líderes reforçam a defesa do setor produtivo appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.