Envelhecimento populacional impulsiona mercado de vacinas e cria oportunidades para empreendedores no Brasil

imagem do whatsapp de 2025 03 26 à(s) 10.24.09 7ff01dc5

De acordo com dados divulgados em 2024 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira com 60 anos ou mais, dobrou nas últimas duas décadas, passando de 15,2 milhões para 33 milhões de pessoas.

Esse crescimento acelerado da faixa etária sênior destaca a necessidade de olhar com carinho para os cuidados essenciais para a terceira idade. Rosane Argenta, sócia-fundadora e CEO da Saúde Livre Vacinas, afirma que, com o passar dos anos, a conscientização sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada tem ganhado força entre todas as idades, mas principalmente para os idosos, o que abre portas para empresas atuantes nesse segmento.

imagem do whatsapp de 2025 03 26 à(s) 10.24.09 df1a3755
Segundo a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas, o Brasil possui cerca de 5 mil clínicas de vacinação registradas. (Foto/Reprodução: Freepik)

“A pandemia do covid-19 reforçou a importância dos imunizantes, especialmente para idosos e pessoas com comorbidades. Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que 27% dos brasileiros mudaram sua percepção sobre a importância das vacinas. A crise sanitária também impulsionou o desenvolvimento de novas vacinas, logo, criou-se a necessidade de torná-las acessíveis para todos. E, com o envelhecimento da população, é fundamental que as empresas se preparem para atender as necessidades desse público, investindo em mais profissionais, unidades e vacinas para doenças que afetam os idosos”, comenta.

No ano passado, o IBGE divulgou que, em 2023, a terceira idade superou o número da população de 15 a 24 anos. Com esse ritmo, empresas que traçam um plano estratégico e investem cada vez mais em serviços para atender essa faixa etária estão se preparando para um futuro financeiro que tende a ser promissor.

imagem do whatsapp de 2025 03 26 à(s) 10.24.09 5070fc88
Em 2023, a terceira idade superou o número da população de 15 a 24 anos. (Foto/Reprodução: Freepik)

“Para este ano, a nossa meta é abrir cerca de cinco unidades por mês e, atingindo novas praças, conseguimos levar nossos serviços para mais idosos de diferentes regiões. Além disso, estimamos a contratação de aproximadamente 100 profissionais da área da saúde até o final de 2025. O portfólio da Saúde Livre Vacinas já conta com mais de 30 vacinas e, aproximadamente, metade delas também são destinadas para a saúde e cuidado com os idosos”, revela a Dra.

O Brasil possui cerca de 5 mil clínicas de vacinação privadas registradas, segundo a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC). Por isso, a CEO da Saúde Livre Vacinas aconselha que para atender a crescente população idosa no Brasil, é fundamental ampliar a oferta de vacinas específicas para as doenças mais comuns entre os idosos, como pneumonia e gripe.

“Garantir atendimento humanizado faz toda a diferença para o crescimento do negócio que atua nesta área, por isso, é imprescindível, investir em treinamento especializado para os profissionais de saúde e, claro, em serviços como atendimento domiciliar. Além disso, o plano de expansão deve mirar locais acessíveis”, completa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.