UBS 5 do Recanto das Emas promove evento em homenagem às mulheres

foto jhonatan cantarelle agencia saude df 3 1536x1024

Nesta terça-feira (25), uma ação em alusão ao Mês da Mulher foi realizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 do Recanto das Emas, visando valorizar as mulheres da comunidade, fortalecer o bem-estar e a saúde feminina, oferecendo atividades que incentivam o autocuidado e a informação.

As participantes assistiram a palestras sobre inteligência emocional e prevenção à violência, e participaram de práticas integrativas de saúde, como auriculoterapia, automassagem, técnica de redução de estresse (TRE) e alongamento. Foram também disponibilizados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e orientações sobre saúde bucal, serviços de maquiagem e design de sobrancelhas.

A nutricionista da Secretaria de Saúde (SES-DF) Natascha Ramos destacou a importância das parcerias para a realização do evento. “Contamos com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que trouxe o Programa de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid) para acolhimento das vítimas. Também recebemos estagiários da área da saúde do Centro Universitário Unieuro, entre outros. Essas colaborações são fundamentais para levarmos mais serviços e informações às mulheres da nossa comunidade”, afirmou.

Maria Rita Coelho, 53 anos, moradora da região, elogiou a iniciativa. “Achei maravilhoso! Participei da testagem rápida e da roda de conversa com as policiais do Provid. Foi muito importante, porque aprendemos coisas que, muitas vezes, não temos acesso em casa. Descobri que podemos pedir ajuda para um vizinho que esteja em situação de violência sem que nossa identidade seja revelada. Isso faz toda a diferença”, comentou.

A fisioterapeuta Marta Simone Vilarinho, integrante da equipe multiprofissional da UBS, ressaltou que ações como essa são essenciais para o fortalecimento da saúde e do bem-estar das mulheres. “Além de promover o autocuidado, trabalhamos a prevenção e a promoção da saúde. Queremos que essas mulheres se sintam valorizadas e tenham acesso a informações e serviços que fazem a diferença no dia a dia delas”, destacou.

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.