História incrível de ucraniana com nanismo ganha série, documentário e fãs; entenda


Trajetória de Natalia Grace despertou interesse após virar tema de produções que abordaram as controvérsias sobre sua idade e os conflitos com seus pais adotivos. ‘Uma Família Perfeita’: veja o trailer legendado
Produções baseadas em histórias reais não são uma novidade e, geralmente, atraem a atenção do público ávido em comparar os pontos apresentados com a realidade. A trajetória de Natalia Grace vem despertando interesse por conta das produções que expõem controvérsias e os conflitos de sua vida.
A história real deu origem a uma série com atores (“Uma Família Perfeita”, disponível no Disney+) e a uma série documental (The Curious Case of Natalia Grace”, disponível no Max).
Veja alguns pontos para entender o caso:
Natalia Grace nasceu na Ucrânia e foi entregue para adoção;
Foi diagnosticada com displasia espondiloepifisária congênita, um tipo de nanismo;
Foi adotada pelo casal americano Kristine e Michael Barnett, em 2010, quando ela teria seis anos;
Natalia foi acusada de mentir a idade, além de ter “comportamento sociopata”;
Em 2012, os pais adotivos pediram a alteração da data de nascimento da filha de 2003 para 1989. Eles apresentaram “estimativas de idade feitas por um médico e uma assistente social”. Ela teria 22 anos, em vez de oito.
Em 2013, Kristine e Michael se mudaram com os filhos biológicos para o Canadá e deixaram Natalia nos EUA.
Os pais adotivos foram acusados de abandono e Natalia precisou fazer um teste de DNA para comprovar sua idade, que estava correta desde o início;
Outro casal (Anton e Cynthia Mans) adotou Natalia, mas eles foram acusados de agredi-la e de impedirem que ela usasse internet;
A história de Natalia gerou interesse depois da série documental “O Curioso Caso de Natalia Grace” – com três temporadas – e da série com atores “Uma Família Perfeita”, estrelada pela atriz Ellen Pompeo (Grey’s Anatomy)
Natalia Grace, jovem ucraniana com nanismo que ganhou notoriedade com série e documentário
Reprodução/ID
A adoção
Assim que nasceu, Natalia Grace foi diagnosticada com displasia espondiloepifisária congênita. Sua mãe biológica, Anna Volodymyrivna Gava, alegou não ter condições de cuidá-la e deu para adoção.
Kristine e Michael Barnett já tinham três filhos biológicos quando adotaram Natalia Grace em 2010. Na época, o casal foi informado de que a menina teria seis anos. No documentário sobre o caso, é mostrado que Kristine começou a duvidar da idade de Natalia ao dar banho nela e notar características não condizentes com a faixa etária da menina.
Imogen Faith Reid na série ‘Uma família perfeita’
Divulgação/Disney+
Na produção, Michael Barnett também afirma que Natalia ameaçou esfaquear sua família e até tentou envenenar Kristine. O casal passou a acreditar que estava vivendo “com uma sociopata”.
Mudança na idade
Após levar a menina em um médico, eles solicitaram na Justiça para que a idade de Natalia fosse modificada. O Tribunal de Indiana aceitou o pedido e Natalia passou a ter 22 anos em 2012. Entretanto, de acordo com o jornal “The Guardian”, na época, foi constatado por outro exame de um hospital infantil que ela tinha cerca de 11 anos.
Em seguida, o casal alugou um apartamento para Natalia morar sozinha e eles foram para Canadá com os filhos biológicos. Cinco anos depois, Kristine e Michael foram acusados de negligência infantil.
O elenco e ‘Uma Família Perfeita’: Imogen Faith Reid, Ellen Pompeo e Mark Duplass
Divulgação/Disney+
Durante esse período, um novo casal entrou na vida de Natalia, como mostra o documentário. Anton e Cynthia Mans a ajudaram, além de afirmarem que a jovem é “genuína e amorosa” e não a “sociopata adulta disfarçada de criança”.
Durante as filmagens de “O curioso caso de Natalia Grace”, a jovem concordou com um teste de DNA. Foi constatado que ela tinha cerca de 22 anos. Isso quer dizer que ela tinha 7 anos quando foi adotada por Michael e Kristine.
Nova família
Em 2013, Natalia foi morar com a família de Anton e Cynthia Mans e adotada oficialmente dez anos depois. Na terceira temporada do documentário, Natalia revelou que os Mans começaram a restringir seu acesso à internet depois que descobriram que ela estava namorando.
Segundo a revista “People”, várias testemunhas alegaram que a jovem sofreu violência física do casal. Inclusive ter sido chicoteada com um cinto.
Nova vida
A trajetória de Natalia Grace despertou interesse público
Reprodução/ID
Desde 2023, Natalia mora com Nicole e Vincent DePaul, um casal com nanismo que tentou adotá-la em 2009, mas não conseguiu devido a restrições financeiras. Nicole, ao lado da filha Mackenzie, conseguiu tirar Natalia do casal Mans.
Em sua primeira entrevista desde a estreia do documentário, Natalia negou à “People” que seu lado da história fosse uma mentira. “Havia muitas pessoas dizendo: ‘Você é falsa. Você é uma mentirosa. Você é uma pedófila.’ Também sou conhecida pela garotinha que estava indefesa e foi espancada e passou fome e tudo mais”, disse Natalia.
“Isso não é quem eu sou. Mas essa parece ser a única coisa que as pessoas sabem – e é por isso que me dói muito. Agora eu quero assumir o controle da minha vida, agarrar minha vida e direcioná-la para onde eu quero ir.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.