Suspeito de atirar em dentista em Suzano (SP) é morto em suposto confronto com a Rota

FRANCISCO LIMA NETO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O suspeito de atirar contra a dentista Bernadete Tokumoto, 54, em Suzano, na Grande São Paulo, na terça-feira (25), foi morto em suposto confronto com agentes da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) da Polícia Militar, após reagir à tentativa de abordagem. Ele estava foragido após não retornar da saída temporária de 11 de março, de acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública).

A mulher está internada no Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba, em coma induzido.

O suspeito, identificado como Gabriel dos Santos, 24, foi localizado por policiais militares em casa, nas imediações de onde o veículo da vítima foi abandonado. Ele resistiu à abordagem, de acordo com a SSP, e atirou contra os PMs, que revidaram. Ele foi atingido por vários disparos, chegou a ser socorrido, mas morreu.

A reportagem não teve acesso a familiares ou à defesa de Santos.

Ele estava foragido do sistema prisional após não retornar da saída temporária de 11 de março de 2025, e tinha seis passagens por roubo e duas por lesão corporal, sendo identificado como autor de uma tentativa de roubo contra um policial civil, em 2017, ocasião em que o agente foi baleado, afirmou a pasta da segurança.

O SHPP (Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa) da Seccional de Mogi das Cruzes investiga o caso ocorrido em Suzano e atua para esclarecer as circunstâncias do crime.

O crime aconteceu na noite de terça-feira (25), na rua Joaquim Garcia de Souza, na Vila Amorim.

Imagens de câmera de monitoramento mostram quando a dentista para o carro, um Hyundai Creta, na frente de casa e abre o portão. Ela volta ao veículo, manobra e entra de ré na garagem.

Um homem, que tinha passado na frente da residência enquanto a vítima manobrava o carro, volta, aproveita que o portão ainda estava aberto e entra.

O criminoso, então, arrasta a Bernadete para rua, mostra a gravação. Ele fica assustada e começa a gritar, e o homem, então, dispara quatro vezes, atingindo-a na cabeça e no braço.

O atirador fugiu com o veículo e deixou a vítima ferida, deitada no meio da rua.

VÍTIMA SEGUE EM ESTADO GRAVE, DIZ SOBRINHA

Bernadete Tokumoto segue internada em estado grave, segundo Natalia Tokumoto, sobrinha dela.

Ela afirmou ao “Bom dia SP”, da TV Globo, que a bala está alojada no cérebro da tia.

“Ela está em coma induzido porque estava muito agitada e precisa desse descanso para o cérebro dela.

A bala está alojada do lado direito do cérebro. O estado é grave, o cérebro do lado direito está paralisado”, afirmou.

Natalia explicou que a cirurgia a que a tia foi submetida, ocorreu para remover os estilhaços da bala e aliviar a pressão do cérebro.

“A gente esta à espera de um milagre”, disse.

Natalia afirmou que em meados de 2016, o marido da tia foi vítima de sequestro relâmpago quando chegava na mesma casa. Ela ainda diz que Bernadete não se mudou após o episódio de violência porque cresceu na residência e tem um apego emocional ao local.

“Minha tia cresceu e nasceu naquela casa. As pessoas podem até julgar porque ela não foi embora quando [o marido] sofreu o sequestro, mas ali é a casa da família dela. Os pais construíram com muito esforço, tem um apego emocional. Tudo ali tem câmeras, os vizinhos moram há 30 anos, e esse bandido nem era para estar solto”, concluiu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.