Primeiro eclipse solar parcial 2025 ocorre neste sábado, veja onde será visível e como observar

Mais um eclipse vem aí! Na madrugada de sexta-feira (28) para sábado (29), o céu será palco de um espetáculo envolvendo o Sol e a Lua: o Eclipse Solar Parcial, que ocorrerá às 5h55 (horário de Brasília). O fenômeno poderá ser visto em diversas regiões do mundo, incluindo Europa, norte da Ásia, noroeste da África e grande parte da América do Norte.

Eclipse Solar Parcial durante o pôr do sol em Natal, em 2023

Eclipse Solar Parcial durante o pôr do sol em Natal, em 2023 – Foto: Getty Images/ND

Um eclipse solar parcial acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, mas sem cobrir completamente o disco solar. O efeito visual varia de acordo com a localidade do observador, podendo criar a aparência de uma “mordida” na superfície do Sol.

Conforme a Nasa, os eclipses solares e lunares geralmente ocorrem em pares. Isso significa que, quando um eclipse lunar acontece, um eclipse solar costuma ocorrer pouco tempo depois.

Em setembro de 2025, está previsto um eclipse lunar total, seguido de outro eclipse solar parcial no dia 21 do mesmo mês.

Onde o eclipse solar parcial será mais visível?

Os melhores locais para observação estarão no nordeste do Canadá e na Groenlândia, onde a ocultação do Sol pode chegar a 90%. Na Islândia, a cobertura ficará entre 65% e 70%, enquanto na Espanha, a magnitude variará de 10% a 30%, dependendo da região.

Vale ressaltar que ele poderá ser visto no Brasil, mas apenas no Amapá. O eclipse parcial atingirá seu máximo às 7h59 e terminará às 9h34.

Como se proteger do Eclipse Solar Parcial?

Casal assistindo ao Eclipse Solar Parcial sentado em uma canga na grama

É preciso ter alguns cuidados, como a utilização de óculos especiais, para assistir ao Eclipse Solar Parcial – Foto: Getty Images/ND

A chegada de um eclipse solar, neste sábado (29), requer cuidados específicos para garantir a saúde ocular e a integridade dos equipamentos  digitais.

Para quem não sabe, a exposição direta ao Sol sem a proteção adequada pode resultar em lesões oculares severas, como a retinopatia solar, que pode levar à perda de visão, segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, César Motta.

Por isso, é fundamental evitar olhar diretamente para o Sol sem os devidos equipamentos de proteção.

1. Use equipamentos de segurança

  • Utilize óculos de visualização solar que atendam ao padrão internacional ISO 12312-2.
  • Esses óculos bloqueiam a radiação solar nociva e garantem uma observação segura.

2. Métodos alternativos de observação

  • Caso não tenha óculos especiais, utilize métodos de projeção, como o projetor de orifício (pinhole).
  • Esse método permite visualizar a imagem do Sol projetada em uma superfície, sem contato direto com a luz solar.

3. Evite o uso de equipamentos sem filtros solares

  • Não utilize telescópios, binóculos ou câmeras sem filtros solares apropriados.
  • Esses dispositivos podem concentrar a luz solar e causar danos graves à visão.

A ciência por trás do Eclipse Solar Parcial

Imagem ilustrativa mostrando a posição do Sol, da Terra e da Lua em um Eclipse Solar Parcial

No Eclipse Solar Parcial, a Lua se coloca parcialmente entre a Terra e o Sol – Foto: Getty Images/ND

Os eclipses solares ocorrem devido ao alinhamento entre a Lua e o Sol. De acordo com um estudo do Astrophysical Journal, a ocorrência de eclipses está relacionada ao ciclo de Saros, um período de aproximadamente 18 anos e 11 dias, após o qual eclipses similares se repetem.

Por outro lado, os eclipses lunares acontecem quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua. Durante um eclipse lunar total, a Lua pode adquirir uma coloração avermelhada — conhecida como “Lua de Sangue” — devido à dispersão da luz solar na atmosfera terrestre, efeito conhecido como espalhamento de Rayleigh.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.