Câmara do Rio analisa projeto para intervir em imóveis abandonados

A Câmara Municipal do Rio está analisando um Projeto de Lei Complementar (PLC) que autoriza a prefeitura a intervir em imóveis particulares com risco estrutural iminente. A proposta, de autoria dos vereadores Carlo Caiado (PSD), Pedro Duarte (Novo) e Talita Galhardo (PSDB), será debatida em Audiência Pública no dia 24 de abril, conduzida pela Comissão de Assuntos Urbanos, com a participação do Poder Executivo.

O projeto, protocolado no dia 25 de março, prevê que proprietários notificados deverão tomar medidas para corrigir problemas estruturais dentro de um prazo determinado. Caso contrário, a prefeitura poderá agir para evitar acidentes. A iniciativa surge após recentes desabamentos no Centro do Rio, que evidenciaram a precariedade de muitos casarões históricos.

Presidente da Câmara defende medida

O presidente da Câmara, Carlo Caiado, defendeu a urgência da medida: “Não podemos esperar novas tragédias para agir. Assim como já há permissão para entrada em terrenos com focos de dengue, precisamos de uma legislação que autorize a prefeitura a intervir em imóveis abandonados”.

LEIA MAIS: Operação investiga fraude de R$ 10 milhões em vales e Riocards no RJ

O PLC regulamenta o artigo 284 do Plano Diretor, aprovado em 2023, que já prevê a atuação do município em casos de risco estrutural. O prefeito Eduardo Paes também se manifestou sobre o tema, adiantando que a prefeitura trabalha em uma solução envolvendo a iniciativa privada para revitalizar casarões abandonados no Centro.

Entre os casos recentes, destacam-se os desabamentos de imóveis na Avenida Mem de Sá, em março, e na Rua Senador Pompeu, que resultou na morte de um homem de 38 anos.

The post Câmara do Rio analisa projeto para intervir em imóveis abandonados appeared first on Super Rádio Tupi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.