Tenente-Coronel Reis se despede da PMDF e do BPCães

imagem do whatsapp de 2025 03 28 à(s) 20.47.14 7c4048f2

Bikerrepórter

Na última solenidade de sua carreira na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), nesta sexta-feira (28/03), o tenente-coronel Carlos Reis se despediu oficialmente da corporação e do comando do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). Após 34 anos de serviço dedicados à segurança pública e ao aprimoramento das operações com cães policiais, o oficial entrou para a reserva remunerada, encerrando um ciclo de dedicação e compromisso com a sociedade. Na primeira fase da carreira, ele foi praça e atuou ao lado do pai, já falecido. Anos depois, prestou novo concurso e se tornou oficial. 

A cerimônia de passagem de comando aconteceu na sede do BPCães, no Setor Policial Sul, e foi marcada por emoção e reconhecimento. Amigos, familiares e colegas de farda estiveram presentes para homenageá-lo, além da comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, que destacou a importância do trabalho do tenente-coronel Reis na modernização e eficiência do BPCães. “Ele deixa um legado de profissionalismo e amor à causa policial. Seu trabalho no BPCães foi essencial para a corporação, para aprimorar a atuação dos nossos cães policiais e dos tutores, e fortalecer a segurança da população”, destacou.

A comandante-geral acrescentou ainda que espera o mesmo empenho, retorno e inovação do novo líder do BPCães. “Tenho certeza de que o major Marcos Henrique vai continuar o trabalho porque sempre foi muito bem orientado e a corporação tem total confiança na experiência dele. E nós queremos inovação e transformação. Quero enfatizar que tenho um carinho muito grande por essa unidade, sou cachorreira e sempre estarei ao lado deles”. 

Bastante emocionado durante a sua fala, o tenente-coronel Reis, destacou as principais realizações da sua gestão e fez questão de agradecer à tropa por todo empenho e dedicação. “Os primeiros sete anos da minha carreira quando tive a oportunidade de trabalhar com o meu pai, quando eu era praça, e esses cinco anos à frente do BPCães são os melhores momentos de toda a minha trajetória na PMDF”, lembra. 

E completou: “deixei o batalhão bem estruturado e organizado e tenho certeza que o major Marcos, que atuou muito tempo na cavalaria e, portanto, sabe lidar com animais, não terá dificuldades em dar continuidade ao trabalho que realizei. Desejo muito sucesso a ele e à toda tropa”. 

imagem do whatsapp de 2025 03 28 à(s) 20.45.36 f0164f49

O comando do BPCães agora será ocupado pelo major Marcos Henrique, que assume a missão de dar continuidade ao trabalho desempenhado pelo batalhão. É a primeira vez na carreira que o oficial comandará uma unidade. Em seu discurso, ele reforçou o compromisso com a qualidade e eficácia das operações com cães, garantindo que a unidade seguirá honrando o legado do TC Reis com o mesmo rigor e dedicação. “É uma grande honra assumir essa responsabilidade e dar continuidade ao trabalho que o tenente-coronel Reis desenvolveu com tanto empenho”, afirmou o novo comandante.

Colega da turma de oficiais do TC Reis, o major Marcos Henrique serviu muitos anos na Cavalaria da PMDF e depois seguiu para o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), onde chegou a ser subcomandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). No primeiro dia no comando, o oficial diz que a meta será manter ou até superar nível de aproveitamento do colega Carlos Reis. “Já na próxima semana pretendo me reunir com os oficiais do batalhão para entender os anseios dos policiais para elencar como prioridades e traçar o planejamento para as ações a partir de agora”, afirma. 

imagem do whatsapp de 2025 03 28 à(s) 20.45.35 27b6933b

O evento foi marcado por momentos de gratidão e despedida, com homenagens ao oficial por sua trajetória na PMDF. Aos presentes, ficou a certeza de que sua contribuição jamais será esquecida, e seu legado seguirá inspirando novas gerações de policiais militares. Ao encerrar sua jornada na ativa, Carlos Reis deixa uma marca indelével na história da PMDF e, especialmente, no BPCães, batalhão que ajudou a fortalecer e a aprimorar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.