Corinthians mira chance de “entrar pela janela” no Mundial de Cubes — de novo

memphis depay corinthians e1726255870182

Tem gente que entende de Mundial. E tem o Corinthians, que entende de entrar no Mundial pela janela. Recorde-se que em 2000, o Timão foi convidado pela FIFA para disputar a primeira edição do torneio, aqui no Brasil, sem ter vencido a Libertadores. E não só entrou — ganhou. Agora, 25 anos depois, o filme pode estar se repetindo: uma vaga se abriu e o Corinthians já começou a se alongar perto da janela.

A brecha apareceu com a exclusão do León, do México, do novo Mundial de Clubes de 2025. A FIFA decidiu que o clube não pode participar porque pertence ao mesmo grupo empresarial do Pachuca, o Grupo Pachuca, o que fere o regulamento da entidade sobre multipropriedade. Nada pessoal, apenas negócios.

E onde há uma vaga aberta, há esperança. Clubes de vários países já começam a se mexer para tentar ocupar o lugar vago na competição que acontecerá nos Estados Unidos. Um dos primeiros a levantar a mão foi a Liga Deportiva Alajuelense, da Costa Rica, que se diz o clube melhor ranqueado da CONCACAF fora do eixo México-EUA. Eles até formalizaram pedido à FIFA.

Mas o Corinthians também está de olho. Porque se tem uma chance de entrar, o clube paulista está sempre ali, com o terno passado, o passaporte quase em dia e aquele sorrisinho de quem já sabe o caminho da porta dos fundos. A diretoria monitora a situação e não descarta se candidatar — oficialmente ou nos bastidores — caso a FIFA opte por abrir uma vaga extra para clubes sul-americanos.

Claro, há outras possibilidades. A FIFA pode preencher a vaga com outro time da CONCACAF ou manter o número de participantes mesmo com a saída do León. Mas enquanto isso não se define, o Timão segue à espreita. Afinal, entrar pela janela já deu sorte uma vez…

E como dizem por aí: se colar, colou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.