Quase ninguém sabe, mas essa é a frequência com que você deve lavar suas roupas de treino

Você sabe qual é a frequência ideal para lavar suas roupas de treino? Devido ao suor e à exposição a exercícios intensos, as peças podem acumular umidade e bactérias. Por isso, muitas pessoas acreditam que não podem ser reutilizadas.

Saiba qual a frequência ideal para lavar suas roupas de treino – Foto: Canva/ND

Essa é uma questão que gera muitos debates e, com o avanço da indústria têxtil, muitas roupas esportivas passaram a contar com tecidos tecnológicos que prometem melhor ventilação e controle de odores. No entanto, uma pesquisa publicada na revista Applied and Environmental Microbiology indica que tecidos sintéticos, mesmo quando tratados com propriedades antibacterianas, ainda acumulam mais microorganismos do que fibras naturais.

Portanto, tecidos sintéticas usadas em treinos intensos devem ser lavadas após cada uso para evitar proliferação de bactérias e mau cheiro. Já roupas de algodão ou misturas naturais podem ser reutilizadas se o exercício foi leve, como caminhada ou ioga.

O impacto do clima ao lavar suas roupas de treino

Para quem não sabe, o clima também influencia a frequência de lavagem. Em temperaturas frias e secas, onde a sudorese é menor, a reutilização pode ser uma opção viável. No entanto, em ambientes quentes e úmidos, o acúmulo de suor favorece o crescimento de bactérias, tornando a lavagem imediata mais necessária.

Além disso, se você tem a pele sensível ou sofre com condições dermatológicas deve lavar suas roupas de treino com deve buscar limpá-las com mais frequência para evitar irritações.

Pessoa com mãos em roupa sendo lavados

O clima também influencia a frequência de lavagem – Foto: Canva/ND

Cuidados para prolongar a durabilidade das roupas

Roupas em varal secando

Aqueles que desejam equilibrar higiene e sustentabilidade, especialistas recomendam arejar as peças após o uso; saiba quando lavar suas roupas de treino – Foto: Canva/ND

Aqueles que desejam equilibrar higiene e sustentabilidade, especialistas recomendam arejar as peças após o uso, expô-las ao sol brevemente para aproveitar suas propriedades antimicrobianas e garantir que estejam completamente secas antes de serem guardadas.

Além disso, lavar com água fria e evitar o uso excessivo de sabão pode prolongar a vida útil dos tecidos e reduzir o impacto ambiental sem comprometer a limpeza.

Por fim, peças como roupas íntimas, meias e tops esportivos devem ser lavadas sempre após cada uso, independentemente do tecido ou intensidade do treino, garantindo conforto e prevenção contra infecções.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.