Uma imersão no universo do agro

Esta foi uma semana em que a nossa equipe de produção de conteúdos respirou a realidade do agro praticamente em tempo integral. A exemplo da rotina de uma família do meio rural, desde a primeira hora da madrugada, e novamente até madrugada adentro, os profissionais se revezaram em idas e vindas da área central da cidade até o Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey. Ali, tendo como QG o estande da própria Gazeta, jornalistas, comunicadores, fotógrafos, equipes de vídeo e de apoio técnico buscaram registrar, nas diversas plataformas, tudo o que o evento trazia em termos de novidades.

Mais do que acompanhar, cobrir ou registrar atividades, e compartilhar depoimentos de organizadores, autoridades, lideranças, expositores e visitantes, nossa equipe teve sempre presente a preocupação de protagonizar uma imersão no universo do agro. Afinal, traduzir em linguagem apropriada, para a compreensão de todos os públicos, as especificidades das novas tecnologias não é algo simples. Ou que pode ser feita de forma leviana, como brincadeira.

Na atualidade, não é incomum que a comunicação seja confundida, inadvertidamente, com abastecer redes sociais, com captar um breve vídeo aqui, outro ali, uma foto aqui, outra acolá, e então compartilhar eles em plataformas, não raro sem contextualização. Dar a tal cobertura o nome de comunicação é até uma ofensa a essa missão. Na verdade, isso teria outro nome: mera autopromoção, às custas de uma empresa, de um evento ou de todo um setor.

Comunicar, informar, contextualizar é muito, mas muito diferente de atualizar redes sociais. Isso, qualquer pessoa munida de um celular hoje faz. Comunicar é contribuir para o esclarecimento, para a divulgação verídica, coerente, ética e eficiente de fatos, acontecimentos e depoimentos de fontes. Foi para isso que nossa equipe foi orientada ao longo de quatro dias da Expoagro, e entendemos que foi cumprido à risca, na Gazeta do Sul, no Portal Gaz, na Rádio Gazeta, na Editora Gazeta, na Gazeta da Serra e na Rádio Rio Pardo. Mobilizamos cerca de três dezenas de profissionais. Na Gazeta do Sul, especificamente, dedicamos mais de 30 páginas ao longo desta semana a divulgar exclusivamente tudo o que acontecia no Parque, esforço que culmina nesta edição, com o conteúdo de apreciação do último dia do evento e uma reportagem especial em que apontamos as principais tendências ou novidades entre centenas de tecnologias.

Esse registro tem como propósito salientar que a Gazeta, ao longo de seus mais de 80 anos, sempre teve o agro no DNA. Não por acaso, ela anunciou, em suas edições, a própria fundação da Afubra, em 1955, e depois cobriu, nos anos 1990, os dias de campo que constituíram a semente da qual nasceria a Expoagro, um dos eventos do calendário estadual (e nacional) que mais merece nossa admiração. E, seguramente, a de todos. Bom fíndi!

LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Uma imersão no universo do agro appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.