A faixa de pedestre da Abbey Road antes da fama

Sim, eu ainda acesso o Facebook. Vejo as lembranças e as páginas curtidas. Várias delas são dos Beatles e uma dessas é dedicada ao disco Abbey Road, de 1969, e, para mim, o melhor disco da banda. Ontem postaram nesta página essa foto. É a faixa de pedestres que fica em frente a Abbey Road Studios, onde os Beatles gravaram seus discos. Quando essa foto foi tirada, essa faixa era apenas um indicativo de passagem de pedestres. Poucos dias depois, a faixa de pedestre de Abbey Road se transformaria em um ponto turístico.

Essa foto foi tirada no dia 3 de agosto de 1969. Os Beatles estavam em estúdio gravando o próximo disco e pensando na foto da capa. O fotógrafo Iain Macmillan foi o responsável pelo clique. Quem sugeriu a foto foi Paul McCartney. Antes dos Beatles se posicionarem na foto para a capa, Macmillan quis fazer um ensaio. No dia 3 de agosto, ele colocou sua câmera em frente a faixa, chamou quatro assistentes do estúdio para atravessar. Era um domingo ensolarado. O fusca que apareceria na foto do disco já estava estacionado e pertencia a um morador de um flat perto de Abbey Road.

O que me chamou a atenção nessa foto é a dedicação de Iain Macmillan. Não bastava apenas a inspiração, estar no lugar certo e na hora certa. É claro que tudo isso conta para a realização de um bom trabalho. Mas, o suor, o esforço, o ensaio são elementos fundamentais para que um projeto dê certo. Em busca da foto perfeita, a que estampou a capa daquele que seria o último disco de estúdio dos Beatles, Macmillan posicionou sua câmera na frente da faixa de pedestre de Abbey Road para ajustar a lente, verificar a posição na travessia, preparar o melhor ângulo.

Já pensou se eu não tivesse entrado no Facebook, o que eu estaria perdendo?

  • Leia também: As revoltosas águas de março de 1964

O post A faixa de pedestre da Abbey Road antes da fama apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.