Jornalista rio-pardense Éldio Macedo morre aos 89 anos; Rio Pardo decreta luto oficial

O jornalista Éldio Macedo, de 89 anos, faleceu neste sábado, 29, em Buenos Aires, na Argentina, onde residia. Ele estava internado em um hospital tratando Alzheimer. Com sua morte, a cidade de Rio Pardo, sua terra natal, decretou luto oficial por três dias, em respeito à sua memória e contribuição ao jornalismo.

A prefeitura de Rio Pardo divulgou um texto em homenagem ao jornalista, destacando sua carreira notável, que teve início nos alto-falantes que informavam a população de Rio Pardo, por meio dos postes da rua. O talento de Éldio logo foi reconhecido, e, a convite do radialista Sérgio Moraes, ele fez um teste nos microfones da Rádio Gaúcha, onde iniciou sua trajetória profissional. Na TV Rio, fez a primeira transmissão em cores da Festa da Uva, um marco na história da comunicação brasileira.

LEIA TAMBÉM: Visitante da Expoagro viaja cerca de 90 quilômetros de bicicleta para chegar à feira

Ao longo de sua carreira, Éldio Macedo se destacou em diversas emissoras de rádio e televisão, especialmente no Rio de Janeiro, onde foi diretor da Rádio Nacional e da Manchete Esportiva, além de ter trabalhado na TV Tupi. Ele teve uma participação de destaque em coberturas esportivas, incluindo a cobertura de dez Copas do Mundo e quatro Olimpíadas, além de visitar 46 países ao redor do mundo.

Além de sua carreira na mídia, Éldio também foi atuante na Assembleia Legislativa e fez parte de várias coberturas de Carnaval, onde se tornou uma figura marcante com suas transmissões. Sua formação acadêmica era vasta, com diplomas em Jornalismo e Sociologia, e embora tenha iniciado o curso de Direito, ele não o concluiu devido à mudança para o Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM: Estado homologa decreto de emergência de Rio Pardo

Nascido em 4 de dezembro de 1935, Éldio Waldanir da Silva Macedo era filho único de Ecila, dona de casa, e Waldemar Rodrigues Macedo, agente da antiga Viação Férrea. Sua família era conhecida em Rio Pardo por organizar a tradicional festa de São João, evento em que Éldio teve suas primeiras experiências como comunicador, animando o público através dos alto-falantes. Embora fosse torcedor do Internacional, chegou a treinar nas categorias juvenis do Tricolor, incentivado pelo comandante da Escola de Cadetes.

Além de sua carreira jornalística, Éldio Macedo era também escritor. Ele publicou o livro Preto Poeta, que reúne entrevistas, poesias e pequenos contos, mostrando também seu talento para a escrita e a reflexão.

LEIA MAIS DE RIO PARDO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Jornalista rio-pardense Éldio Macedo morre aos 89 anos; Rio Pardo decreta luto oficial appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.