Estatal chinesa descobre campo de petróleo offshore com reserva de mais de 100 milhões de toneladas

A China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) anunciou nesta segunda-feira, 31, a descoberta de um grande campo petrolífero no leste do Mar da China Meridional, com reservas que ultrapassam os 100 milhões de toneladas.

O campo Huizhou 19-6 está localizado a cerca de 170 km da cidade de Shenzhen, na província de Guangdong, no sul do país, informou a agência de notícias oficial Xinhua.

O presidente-executivo da gigante estatal do petróleo, Zhou Xinhuai, comemorou “o progresso sucessivo na exploração de petróleo e gás nas águas orientais do Mar da China Meridional”.

A descoberta foi interpretada como um “grande avanço” para especialistas da companhia.

Os testes de perfuração realizados pela empresa petrolífera acarretaram numa produção diária de 413 barris de petróleo bruto e 68 mil metros cúbicos de gás natural, de acordo com a Xinhua.

A Agência de Informação de Energia dos Estados Unidos disse que o Mar da China Meridional permanece em grande parte inexplorado devido a disputas territoriais, mas a maioria das descobertas de petróleo e gás ocorreram em áreas não disputadas.

A China reivindica a maior parte do mar, embora seja disputado pelas Filipinas, Malásia, Vietnã, Indonésia e Brunei. O país também é o maior importador de petróleo do mundo, com uma geração de 11,1 milhões de barris por dia no ano passado, de acordo com análise do governo dos EUA. /Com informações de AFP

Estadão Conteúdo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.