Mateada na Praça da Bandeira ajudou a reforçar a campanha em alusão ao Março Lilás

A Praça da Bandeira, em Santa Cruz do Sul, foi palco de uma mateada em alusão ao Março Lilás, período que marca a conscientização sobre prevenção do câncer de colo de útero. O ato na tarde desse domingo, 31, foi parte de uma série de atividades realizadas durante o mês pela Associação de Prevenção do Câncer de Colo do Útero (Apcolu). O evento contou com realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão e apoio das secretarias de Saúde e Cultura. 

Além da realização de exames preventivos através de um ônibus do Hospital Ana Nery e a oferta de vacina do HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, o evento contou com brechós, distribuição de erva-mate e venda de produtos. Entre os que foram até o local estava a aposentada Maria Luci Back, de 67 anos.

LEIA TAMBÉM: Campanha Março Lilás movimenta postos de saúde neste sábado em Santa Cruz

Maria recebeu o convite da filha e aproveitou a diversidade de atividades para o público. Ela também ressaltou a importância da campanha do Março Lilás. “Temos que nos prevenir da doença, fazer os exames. Eu faço todo ano”, comentou. 

Maria aproveitou as atividades na praça

A médica ginecologista e presidente da Apcolu, Denise Müller, afirmou que o evento tinha como objetivo levar a conscientização sobre a prevenção da doença para a comunidade. Lembrou da importância da vacinação do HPV nas crianças e adolescentes e do exame preventivo para as mulheres. “Com essas ações, poderíamos eliminar uma doença que hoje é a primeira causa de morte em mulheres até os 36 anos por câncer”, afirmou. 

Denise: mais conscientização e prevenção

Denise lembrou ainda de uma ação realizada em conjunto com a primeira-dama de Santa Cruz e secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, do acendimento de luzes lilás no Palacinho da Praça da Bandeira em conscientização ao Março Lilás.

LEIA TAMBÉM: Fibromialgia: lidando com as dores e o julgamento

No decorrer do mês, outras atividades foram organizadas por meio da Prefeitura. Uma delas ocorreu na Secretaria de Saúde, com a extensão do horário em algumas unidades para que mulheres pudessem realizar o exame preventivo fora do horário comercial. 

Fátima: motivada a trazer informações

Fátima Alves da Silva elogiou a iniciativa do Março Lilás, enfatizando a importância do compartilhamento de informações dentro da comunidade. “É uma causa muito nobre, que tem tratamento, desde que tenha conscientização”, disse.

LEIA TAMBÉM: Inalação do vapor de gasolina causa câncer e ameaça frentistas, revela estudo

Ela se sentiu motivada a apoiar as ações da Apcolu depois de uma conversa com Denise. “Me senti provocada a ser uma das promotoras de informações a respeito da causa. Achei que foi muito produtivo o mês de março”, acrescentou. 

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Mateada na Praça da Bandeira ajudou a reforçar a campanha em alusão ao Março Lilás appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.