Distribuição de vacina contra influenza para os 75 munícipios de Sergipe será iniciada nesta terça


A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde. Vacina contra a Influenza
Ministério da Saúde/Divulgação/Arquivo
A distribuição de vacinas contra influenza para municípios sergipanos será iniciada nesta terça-feira (1º), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Segundo a SES, o estado recebeu 212 mil doses da vacina, que passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, e gestantes.
Além disso, a vacinação contra Influenza também ocorrerá como estratégia especial para grupos prioritários. A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença.
De acordo com a gerente de imunização da SES, Illani Paulina, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. Para os demais grupos, são considerados o número de doses aplicadas.
A previsão para o início da campanha de reforço da vacinação é que seja iniciada no dia 7 de abril para o público-alvo de crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais, reduzindo as complicações, internações e mortalidades em decorrência do vírus.
Público-alvo
O público-alvo da estratégia também é formado por trabalhadores da Saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
Fazem parte ainda pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, entre 12 e 21 anos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.