Panorama Coisa de Cinema abre com filmes indígenas em Salvador

A 20ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema começa nesta quarta-feira, 2, às 20h, no Cine Glauber Rocha, em Salvador, com uma programação que destaca a temática indígena. Os filmes ‘A Queda do Céu’, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, e ‘Iracema – Uma Transa Amazônica’ (1974), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, abrem o festival, que mantém sua tradição de entrada gratuita para a sessão de abertura. Os ingressos poderão ser retirados a partir das 18h na bilheteria do cinema.

Leia Também:

Panorama: cineasta baiana apresenta filme sobre 1ª médica negra do Brasil

‘Ainda Estou Aqui’ pode sair dos cinemas após decisão inesperada

‘Vitória’ tem maior bilheteria entre filmes de Fernanda Montenegro

No documentário ‘A Queda do Céu’, o xamã Davi Kopenawa e a comunidade Watorikɨ, na Terra Indígena Yanomami, se mobilizam para a realização do ritual Reahu, um ato de resistência contra as ameaças de garimpeiros e epidemias. O cineasta Eryk Rocha estará presente para debater o filme com o público após a exibição.Já o docudrama ‘Iracema – Uma Transa Amazônica’ acompanha a jornada de um caminhoneiro e uma jovem prostituta, refletindo sobre a exploração da Amazônia e seus impactos nos povos indígenas há mais de cinco décadas. O diretor Jorge Bodanzky e a protagonista Edna Cereja estarão na sessão para um debate com os espectadores. A história de Edna também será abordada no média-metragem Edna, 50 anos depois de Iracema, de Alessandro Campos, que será exibido nos dias 6 e 9 de abril dentro da programação do festival.Música e debates na programaçãoAntes das sessões, às 19h, o Coletivo Rumpilezzinho se apresenta no foyer do Cine Glauber Rocha. O ingresso para o show tem valor simbólico de R$ 2. Conhecido por mesclar música afro-brasileira e jazz, o grupo valoriza as tradições afro-baianas com uma sonoridade própria.O primeiro dia do Panorama também marca o início do Seminário de Exibição, reunindo representantes de quase 400 salas de cinema do Brasil. Às 17h, os secretários de Cultura da Bahia e de Salvador, Bruno Monteiro e Ana Paula Matos, participam de um debate sobre políticas públicas para cinemas de pequeno e médio porte.O festival acontece até 9 de abril e conta com mais de 110 filmes na programação. Ele foi contemplado pelo edital Gregórios Ano IV, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, da Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). 

Serviços

➡️ Abertura do XX Panorama Internacional Coisa de Cinema▪️ Onde: Cine Glauber Rocha (Praça Castro Alves)▪️ Quando: 2 de abril, a partir das 20h▪️ Acesso gratuito: Retirada de ingressos a partir das 18h na bilheteria▪️ Mais informações no site

Adicionar aos favoritos o Link permanente.