Filme Do Leme ao Pontal, da Vans com Jasmim Avelino, que celebra cultura do surfe carioca e ligação do longboard nas praias do Rio de Janeiro, levam prêmios no Festival de Cinema de Floripa.

Jasmim Avelino

[media-credit name=”Giulia Panzetti” align=”alignnone” width=”504″][/media-credit] Jasmim Avelino, atleta Vans, é protagonista do filme Do Leme ao Pontal.

A Vans, ícone da expressão criativa e dos action sports, apresenta o primeiro filme de Jasmim Avelino, surfista e atleta da marca. Do Leme ao Pontal celebra a cultura do surfe carioca, retratando a trajetória do surfista e seu vínculo com o longboard.

Após a pré-estreia em Grumari (RJ), a produção foi lançada oficialmente no Festival de Cinema de Floripa, onde recebeu os prêmios de Melhor Filme Nacional e Melhor Fotografia. Produzido em filme 16mm, a produção será exibida nos mais festivais nacionais e internacionais ao longo do primeiro semestre.

O título é uma homenagem à cidade carioca e à música de Tim Maia, que traduz essa conexão tão forte entre o atleta e o Rio de Janeiro. Através de uma estética única, uma narrativa destacada como ondas e paisagens das praias do Rio de Janeiro, onde Jasmim cresceu e aprendeu a surfar.

“Sempre quis mostrar a beleza do longboard nas praias do Rio que normalmente não estão associadas ao surfe clássico. E, a partir de 2022, quando passei a fazer parte da Vans, essa parceria me permitiu ser autêntica e seguir meu caminho no suref de forma genuína”, conta Jasmim.

Entre a lenda e o mar: uma jornada de conexão e movimento

O filme simboliza a ligação do surfista com as praias do Rio inspirado na lenda de Céfyra, a deusa do horizonte, que se apaixonou pelas montanhas e pelo mar da capital carioca, mas, para permanecer ali, teria que cumprir um desafio imposto por Poseidon. Ela só poderia pertencer a essas águas se carregasse o sol da Pedra do Leme até a Pedra do Pontal em um único dia.

Encantadora e determinada, Céfyra completou o percurso chamando o sol para dançar, cumprindo o desafio e eternizando sua presença nas águas cariocas. Da mesma forma, Jasmim traçou seu próprio caminho ao percorrer as praias do Rio, unindo leveza e força a cada manobra sobre a prancha.

Além de Jasmim, o filme conta com a participação de outros atletas e surfistas locais, como Caio Teixeira, Shayana Avelino e Pedro Ribeiro. As gravações ocorreram em pontos icônicos da cidade, como Praia do Leme, Copacabana, Arpoador, Barra e Grumari.

A diretora Bia Pinho, responsável pelo filme, destaca a importância do uso do filme para dar mais profundidade à narrativa. “A traz uma expressividade única, que aproxima o público de Jasmim, sua família e sua jornada. Queríamos que o filme tivesse uma certa pureza, representando a essência do longboard e do Rio de Janeiro, além de transmitir verdade e emoção”, pontua.

Mais do que uma biografia, o filme carrega a essência do surfe: a busca por diversão e conexão com o mar, trazendo também um olhar autêntico sobre o longboard, uma vertente do esporte que tem ganhado cada vez mais visibilidade.

“A história é sobre inspirar mulheres a correrem atrás de seus sonhos. O surf me ensinou a respeitar meu próprio tempo de evolução e o filme busca transmitir essa mensagem a outras mulheres”, finaliza Jasmim.

[media-credit name=”Pedro Magiti” align=”alignnone” width=”314″][/media-credit] Pôster oficial do filme.

Ficha técnica de Do Leme ao Pontal

Apresentado por: Vans

Estrelando: Jasmim Avelino

Idealizado por: Pagü Gang

Dirigido por: Bia Pinho

Produção executiva: Rafael Pinto e Bia Pinho

Diretor de produção: Diego China Miotto

Diretor de Fotografia: Bernardo Negri

Cinematografia de surfe: Ana Catarina e Yunes Kahder

Produção, Direção de arte e Figurino: Fernanda Paller

Assistente criativa, de direção e fotografia Still: Giulia Panzetti

Direção de Planejamento: Giulia Perrone

Som direto: Marcio Padilha

Assistentes de câmera: Danilo Alves, João Gabriel Brito, João Pedro Gasparian, Jonathan

Mello e Mari Tozatto

Platô: Gaúcho Serpa

Motorista: Alex Careca

Segurança: José Gonzaga

Edição: Lucas Cainã

Artes e Design Gráfico: Pedro Magiti

Finalização e Coordenação de Pós: Santigo Acosta Cis

Trilha Sonora Original e Pós-Produção de Áudio: Pré Grande Pro

Produção Musical: Rafael Baptista e Pedro Montagnana

Composição: Pedro Montagnana

Sonorização e Mixagem: Christian Basso

Classificação de cores: Clandestino

Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo

Equipe Clandestino: Gabriel Alvim, Luiza Freire, Elciane Magda e Silvia Dotta

Surfista e Elenco convidados: Caio Teixeira, Franco Ciamaroni, Emmanuel Duarte, Carolina

Percia, Julia Pina, Laura Brito, Tharika Lima, Pedro Ribeiro, Fernanda Paller, Ricardo

Avelino, Izabel Avelino, Shayana Avelino, Oceano Avelino, Anderson Pikachu, Andrei da

Silva, Dimas Souza, Maria Eduarda Mattei, Miriã Alves e Thais Sternfeld

Apoio: Pé Grande Pro, Clandestino, Caio Teixeira Surfboards e Runner Filmes

Sobre a Vans

A Vans®, parte da VF Corporation (NYSE: VFC), é uma marca original de tênis, vestuário e acessórios para esportes radicais. As coleções autênticas da Vans® são vendidas em 84 países através de uma rede de parceiras, distribuidoras e lojas parceiras. A Vans® possui mais de 2.000 lojas ao redor do planeta, incluindo lojas próprias, franquias e multimarcas, além de uma experiência exclusiva de compra no App Vans, disponível na App Store e Google Play. A marca Vans® promove a expressão criativa na cultura jovem com os esportes de ação, arte, música e cultura de rua. Atualmente, a Vans® patrocina eventos e projetos de fomento em cultura urbana como a Batalha da Aldeia, além de plataformas icônicas como o hub cultural e espaço para a música internacional House of Vans.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.