Foi inaugurada, nesta terça-feira (1º), no Riocentro, Zona Oeste do Rio, a LAAD Denfense & Security 2025, que é a maior e mais importante Feira de Defesa e Segurança da América Latina. Durante discurso, vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, comemorou os números positivos da indústria de Defesa do Brasil nos últimos anos.
“De 2022 para 2023, exportação da indústria da Defesa no Brasil cresceu mais de 120%. Já de 2023 para 2024, sobre 120%, tivemos mais 22% no crescimento da exportação”, disse Alckmin.
Além do vice-presidente, também estiveram presentes ao lançamento da feira, o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o governador do Rio, Cláudio Castro, que também se pronunciaram sobre a importância da feira para o Rio de Janeiro e para o Brasil como um todo.

Durante a cerimônia de abertura, o ministro José Múcio disse esperar que os armamentos de defesa não sejam utilizados pelos compradores. Ele acrescentou que os mundo gastou quase 7 trilhões de dólares em armamento nos últimos 2 anos. “Nós precisamos criar uma sociedade fraterna e respeitosa. Onde cada um entenda que o direito do outro tem que prevalecer, teremos que nos adaptar a nossas diferenças.”
O Governador Cláudio Castro reforçou a importância da indústria rastrear os armamentos que fabrica, para que eles não venham a parar nas mãos do crime organizado. O governador, porém, afirmou que apenas 2% das armas apreendidas no ano passado pela Polícia do Rio eram de fabricação nacional, sendo as demais produto de Contrabando.
“É fundamental que a indústria entenda o seu papel na sociedade. O papel do monitoramento, de saber de quem está comprando, se preocupar em para onde os armamentos estão indo. Esses armamentos nas mãos erradas podem provocar insegurança para as nossas próprias famílias”, afirmou Castro.
The post Geraldo Alckmin comemora números das exportações brasileiras na área de Defesa appeared first on Super Rádio Tupi.