Por que estrangeiros de países ricos estão escolhendo morar no Brasil

Nos últimos anos, o Brasil tem se tornado um destino atrativo para muitos estrangeiros que buscam uma nova vida. A diversidade cultural, o clima acolhedor e a rica natureza são alguns dos fatores que atraem pessoas de diferentes partes do mundo. No entanto, a experiência de viver no Brasil pode variar significativamente dependendo da origem e da etnia do imigrante.

Estrangeiros como a influencer Bri Fancy, de 27 anos, uma americana que viveu no Brasil durante sua infância, destacam o forte senso de comunidade e a hospitalidade do povo brasileiro como razões para escolher o país como lar.

LEIA MAIS: Gari viraliza nas redes sociais fazendo freestyle na rua;

Por que o Brasil é um destino atraente para estrangeiros?

Em entrevista à BBC, Bri contou que a decisão de retornar ao Brasil em 2024 foi motivada pelo desejo de criar seus filhos em um ambiente comunitário e acolhedor. “Lembro de ir para a casa das minhas amigas [no Brasil] e ser tratada como uma filha pelas mães delas. Era um sentimento de cuidado e colaboração. Nunca me acostumei com o individualismo das pessoas lá [EUA]. Prometi para mim mesma que um dia eu voltaria para o Brasil.”

“Essa vida em comunidade que existe no Brasil, não existe em outro lugar. Quero que meus filhos vivam isso aqui”, afirmou.

A russa Julia Karnaukhova, que se estabeleceu em Guarulhos, São Paulo, destaca a curiosidade e a gentileza dos brasileiros como aspectos marcantes de sua experiência. “Sempre digo que em todos os países que já fui, nunca encontrei pessoas como aqui. O povo brasileiro é muito gentil, alegre”, afirma Julia.

William Jefrey, jornalista americano, disse que poder contar com a generosidade de pessoas desconhecidas é um dos diferenciais do Brasil. Além disso, o americano falou sobre o cuidado dos jovens com os mais idosos. Ele vive no país desde setembro de 2024.

“Há uns três anos, quando eu estava de férias no Brasil, eu tive uma irritação na pele e precisei ir ao médico. Enquanto estava sendo atendido, começou uma tempestade e, por algum motivo, o celular da minha esposa parou de funcionar”, contou William. “Um desconhecido nos ofereceu o telefone para que a gente pedisse um Uber. Parece simples, mas é algo que não consigo imaginar nos EUA.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por William Jeffrey | Diacho de Gringo (@diachodegringo)

 

Quais são os desafios enfrentados por imigrantes no Brasil?

Rio de janeiro – Créditos: depositphotos.com / diegograndi

Apesar das experiências positivas relatadas por alguns estrangeiros, especialistas apontam que a realidade pode ser diferente para imigrantes de países mais pobres ou de etnias diversas. De acordo com dados do Sistema de Registro Nacional Migratório, a maioria dos imigrantes no Brasil vem de países da América Latina, como Venezuela e Haiti, e enfrentam desafios significativos, incluindo preconceito e racismo.

O professor Duval Fernandes destaca que imigrantes negros, como os haitianos, frequentemente enfrentam xenofobia e racismo no Brasil. A diferença de tratamento entre imigrantes do Norte Global e do Sul Global também se reflete na burocracia e no acesso a serviços, conforme explica Luís Felipe Aires Magalhães, do Observatório das Migrações em São Paulo.

The post Por que estrangeiros de países ricos estão escolhendo morar no Brasil appeared first on Super Rádio Tupi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.