Curso de mecânica gratuito para mulheres

catarata vitimas

CARLIANE GOMES
[email protected]

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está oferecendo um curso gratuito de mecânica básica exclusivo para mulheres. A iniciativa tem o objetivo de ensinar noções essenciais sobre a manutenção de veículos, como troca de pneus e identificação de falhas mecânicas, promovendo mais autonomia e segurança para as motoristas.

Um carro parado no meio da estrada soltando fumaça. Essa foi a situação enfrentada pela professora Dulce Santos, de 24 anos. Sem saber qual era o problema, ela precisou recorrer a um mecânico na região. Apesar disso, Dulce afirma não sentir confiança em deixar seu carro em oficinas. “Já deixei o carro em um lugar e roubaram o catalisador dele. Foi outro mecânico quem me avisou”, conta. Ela destaca que sabe trocar pneus, mas tem conhecimento mínimo sobre mecânica.

O curso “Noções de Mecânica para Mulheres” é destinado a condutoras interessadas em aprender mais sobre o funcionamento dos veículos de 2 e 4 rodas. As aulas ocorrerão de 7 a 11 de abril, das 14h às 17h30, na Escola Pública de Trânsito. O Detran-DF destaca que o curso abordará temas como funcionamento do motor, sistema elétrico, sistema de arrefecimento, lubrificação, amortecimento, rodagem (pneus), equipamentos obrigatórios, painel de instrumentos, luzes do veículo e sistema de freios.

Serão disponibilizadas 20 vagas, e as inscrições devem ser feitas presencialmente. No entanto, é necessário realizar o agendamento prévio por meio do Portal de Serviços ou pelo aplicativo Detran-DF Digital.

SAIBA MAIS:

Critérios obrigatórios para inscrição:

– Ser habilitada;
– Apresentar documento de identificação oficial com foto;
– Comprovante de inscrição no curso.

O gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-DF, Marcelo Granja, explica que o objetivo principal do projeto é promover conhecimento, autonomia e liberdade para as mulheres. “O conhecimento sobre a manutenção do veículo gera segurança tanto para uma viagem quanto para levar o carro a uma oficina já conhecendo os possíveis problemas”, destaca. Ele também reforça que as aulas serão ministradas em uma oficina real, utilizando peças e equipamentos para que as alunas possam aprender na prática.

Maria de Jesus Pereira, de 58 anos, dirige todos os dias para o trabalho, mas confessa que tem medo de enfrentar problemas mecânicos por desconhecer o funcionamento do veículo. “Uma vez, passei em um buraco, meu carro ficou atolado e eu não sabia o que fazer. Se ia para a frente ou para trás. Precisei pedir ajuda na rua”, relembra. A técnica de laboratório afirma que, por não entender quase nada sobre mecânica, não sente confiança em oficinas. “Não sei se o mecânico realmente identificou o problema correto. Gostaria de aprender a trocar pneu e conhecer melhor o motor do meu carro”, conclui.

SERVIÇO

– Inscrição: Presencialmente na Escola Pública de Trânsito, das 8h às 17h30, em dias úteis.
– Formato: Aulas presenciais.
– Duração: 5 dias (20 horas-aula).
– Endereço: Escola Pública de Trânsito – SEPS 706/906 Sul, Bloco D, Ed. Detran-DF.
– Horários das aulas: Matutino (8h15 às 11h45), Vespertino (14h às 17h30) e Noturno (18h30 às 22h).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.