Prefeitura de Blumenau inicia primeira etapa de uma série de ações para o planejamento de projetos estratégicos

A Secretaria de Gestão Governamental (Segg), por meio da Diretoria de Escritório de Projetos, promoveu na manhã de terça-feira, dia 1º de abril, no Salão Nobre da Prefeitura, a primeira de uma série de oficinas de capacitação que vão atingir todas as secretarias municipais. A iniciativa quer colocar em prática um projeto piloto no município, que tem como meta específica o planejamento de projetos estratégicos de governo em prol da população.

O objetivo principal é planejar com foco no “como” concretizar a visão de futuro para Blumenau, por meio de ações estratégicas das diversas áreas de governo. Por isso, além das oficinas, a iniciativa vai envolver outras etapas importantes, como a estruturação destes projetos estratégicos, o monitoramento e execução e por fim a entrega e finalização.

Na prática, trata-se de um trabalho que será realizado em conjunto com diretores e secretários municipais, que serão os autores responsáveis pelos projetos estratégicos do governo. Por isso, a elaboração terá como base a visão estratégica do Executivo, compreendendo os eixos: Segurança Pública e Defesa Civil; Desenvolvimento Social; Gestão Governamental, Transparência, Combate à Corrupção e Cidade Inteligente, Desenvolvimento Econômico e Sustentável; Bem-Estar Animal, e por último o eixo Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano.

Metodologia

De acordo com a Segg, todo este trabalho para o desenvolvimento de projetos estratégicos na Prefeitura está sendo elaborado com metodologias internacionais de gestão de projetos, entre elas o PMBOK e GEOR, que orientam no planejamento, execução, monitoramento e encerramento de um projeto.

O secretário de Gestão Governamental, Marcelo Althoff, destaca a importância deste momento de partilha de conhecimento entre os colaboradores da secretaria.“O objetivo é promover uma nova cultura no desenvolvimento e gestão de projetos eficientes à cidade. E estas oficinas servem especificamente para mostrar como fazer esse planejamento, tendo como base os compromissos assumidos pelo Executivo e mostrar como transformar esses compromissos em realidade em prol da população”.

Fonte: PMB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.