
[media-credit id=21727 align=”alignnone” width=”696″][/media-credit] Alejo Muniz não faz boa estreia no El Salvador Pro 2025. Foto de arquivo.
O El Salvador Pro 2025 não começou bem para o Brasil. Alejo Muniz competiu na primeira disputa da etapa, ficou em último lugar e caiu para a repescagem. O australiano Connor O’Leary reagiu ao longo da disputa e pulou da última para a primeira posição a sete minutos do fim para avançar. O indonésio Rio Waida conquistou a maior nota, ficou em segundo e também garantiu vaga no Round 3. Bateria de 35 minutos aconteceu nesta quarta-feira (2) em ondas de até 1 metro com vento maral fraco em Punta Roca, La Libertad.
Alejo abriu a disputa aos três minutos com uma rasgada explosiva de frontside, depois precisou acelerar para ganhar seções até bater numa junção. A nota foi 4.17 pontos. Rio surfou logo depois também de frontside e conquistou 3.17 numa onda menor. Na sequência o indonésio ficou ativo, mas sem encontrar boas seções para manobras.
Uma série apareceu em Punta Roca e os três surfaram. Alejo atuou primeiro e conquistou 3.17 pontos numa atuação que teve duas batidas certas e um aéreo reverse incompleto. Rio andou bastante na sequência e executou dois ataques fortes. A performance valeu 4.43 e a liderança. Connor largou com nota baixa (0.30).
Enquanto Connor surfava, mas não conseguia sair da terceira posição, Alejo foi em busca dos 3.44 pontos que precisava para assumir a liderança. Aos 18 minutos ele bateu na trave com a nota 3.27 conquistada com rasgadas numa direita pequena. Ele seguiu precisando de 3.44 pontos. Connor buscava 5.44 para evitar a repescagem.
A melhor série da bateria entrou a 12 minutos do fim. Alejo tinha a terceira prioridade e atuou primeiro. O brazuca fez uma série de manobras para anotar 4.67 pontos. Rio tinha o direito de escolha de onda e pegou a melhor e maior da disputa. O indonésio fez oito ataques, a maioria forte e bem definido, e disparou na frente com 7.00 pontos. Connor também entrou em ação e com três batidas de backside colocou 5.50 no somatório e passou a buscar 3.34 para pegar o segundo lugar do brasileiro.
Enquanto Rio passou a tentar grandes manobras e cometia erros, Alejo e Connor mexeram no placar a sete minutos do fim. O brasileiro usou a prioridade e com seis manobras trocou 4.17 por 4.27 pontos. O australiano fez seis ataques, sendo quatro batidas verticais, anotou 6.00 e assumiu a liderança. Rio passou a buscar no mínimo de 4.50 para retomar o primeiro lugar e Alejo de 6.77 para evitar a repescagem. O brazuca ainda entrou em duas ondas, mas não chegou perto da nota que precisava.
El Salvador Pro 2025
Round 1 Feminino
1 Molly Picklum (AUS) x Bella Kenworthy (EUA) x Nadia Erostarbe (ESP)
2 Caroline Marks (EUA) x Lakey Peterson (EUA) x Alyssa Spencer (EUA)
3 Caitlin Simmers (EUA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Kirra Pinkerton (EUA)
4 Gabriela Bryan (HAV) x Vahine Fierro (FRA) x Sally Fitzgibbons (AUS)
5 Tyler Wright (AUS) x Brisa Hennessy (CRI) x Luana Silva (BRA)
6 Sawyer Lindblad (EUA) x Erin Brooks (CAN) x Isabella Nichols (AUS)
Round 1 Masculino
1 Connor O’Leary (JAP) 11.50 x Rio Waida (IND) 11.43 x Alejo Muniz (BRA) 8.94
2 Jack Robinson (AUS) x João Chianca (BRA) x Edgar Groggia (BRA)
3 Barron Mamiya (HAV) x Ramzi Boukhiam (MAR) x Samuel Pupo (BRA)
4 Yago Dora (BRA) x Jackson Bunch (HAV) x Ian Gentil (HAV)
5 Ethan Ewing (AUS) x Marco Mignot (FRA) x Levi Slawson (EUA)
6 Italo Ferreira (BRA) x George Pittar (AUS) x Bryan Perez (ESA)
7 Filipe Toledo (BRA) x Ian Gouveia (BRA) x Alan Cleland (MEX)
8 Griffin Colapinto (EUA) x Cole Houshmand (EUA) x Matthew McGillvray (AFR)
9 Kanoa Igarashi (JAP) x Seth Moniz (HAV) x Imaikalani deVault (HAV)
10 Leonardo Fioravanti (ITA) x Liam O’Brien (AUS) x Crosby Colapinto (EUA)
11 Jordy Smith (AFR) x Joel Vaughan (AUS) x Ryan Callinan (AUS)
12 Miguel Pupo (BRA) x Jake Marshall (EUA) x Deivid Silva (BRA)