Audiência pública esclarece detalhes técnicos da Barragem Dona Josefa

Na noite dessa terça-feira, 1º, a comunidade de Vera Cruz se reuniu na EMEF José Bonifácio para participar da audiência pública promovida pela Administração Municipal com o objetivo de apresentar e esclarecer aspectos técnicos da obra da Barragem Dona Josefa. O encontro contou com a presença do prefeito Gilson Becker, do vice-prefeito Angelo Hoff, e dos engenheiros Luiz Carlos Klüsener e João Júlio Klüsener, responsáveis pelo acompanhamento técnico da obra.

A audiência foi realizada em um momento estratégico, já que a construção da barragem garantirá a segurança hídrica para o crescimento sustentável da região. Nos últimos cinco anos, o município de Vera Cruz enfrentou situações de emergência em quatro ocasiões devido à escassez hídrica, o que afetou diretamente a produção agrícola e o abastecimento de água.

Com 40% da obra concluída, a Barragem Dona Josefa terá capacidade de reservação de 250 mil metros cúbicos de água, 400 metros de extensão e 9 metros de profundidade. A previsão é de que a construção esteja finalizada até o final de 2025.

LEIA TAMBÉM: Entidades de Candelária recebem repasse de mais de R$ 800 mil

Durante sua fala, o prefeito Gilson Becker destacou o compromisso da gestão municipal com a segurança e a transparência na condução da obra.

“Todos os regramentos de segurança de uma obra desse porte foram rigorosamente solicitados e estão sendo cumpridos à risca. Estamos falando de uma barragem classificada como de porte I, com 9 metros de coluna de água, e a municipalidade tem acompanhado de perto cada etapa do processo, com todas as cotas de vazão revisados após às enchentes. É uma obra que vai garantir segurança hídrica e fomentar o desenvolvimento econômico da nossa região”, afirmou o prefeito.

Na oportunidade, o engenheiro Luiz Carlos Klüsener apresentou os principais aspectos técnicos do projeto, ressaltando que a estrutura está sendo executada conforme modelos internacionais de segurança.

LEIA TAMBÉM: Convênio com empresa de calçados vai gerar emprego para 80 apenados em Venâncio Aires

“Estamos utilizando o modelo suíço no sistema de barramento, projetado para garantir uma capacidade de vazão de até 131 metros cúbicos por segundo no vertedouro. Em relação ao maciço do barramento, conhecido como taipa, ele contará com uma crista de 10 metros e está sendo construído com um coeficiente de segurança 3, conforme os mais rigorosos padrões internacionais. Isso significa uma borda livre três vezes superior ao mínimo recomendado para estruturas desse porte — ou seja, três vezes mais segurança. A crista será carroçável, permitindo o tráfego de veículos sobre o topo do barramento, o que agrega funcionalidade à estrutura sem comprometer a sua estabilidade”, explicou o engenheiro Luiz Carlos Klüsener.

A audiência também abriu espaço para perguntas da comunidade, promovendo um diálogo transparente e técnico com os moradores. Além disso, foi anunciada a formação de uma comissão local, composta por representantes da própria comunidade, que acompanhará de forma direta o andamento da obra. A iniciativa permitirá que os moradores acompanhem o desenvolvimento do projeto in loco e se apropriem do conhecimento técnico envolvido na construção da barragem.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Audiência pública esclarece detalhes técnicos da Barragem Dona Josefa appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.