Número de pedidos de benefícios do INSS dobra em Campinas em cinco anos

Segundo balanço do órgão, quantidade de solicitações passou de 32,2 mil em 2020 para 69,8 mil no ano passado, o que equivale a um aumento de 116%. O número de pedidos de benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dobrou no intervalo de cinco anos em Campinas (SP). O levantamento foi obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, com o Ministério da Previdência Social.
De acordo com o balanço, a quantidade de solicitações passou de 32,2 mil em 2020 para 69,8 mil no ano passado, o que equivale a um aumento de 116%. Veja os detalhes abaixo:

Ainda segundo o INSS, Campinas tem, atualmente, 6,4 mil requerimentos em espera. Os tipos de benefícios que reúnem o maior número de solicitações são: auxílio por incapacidade temporária (pedido após 15 dias de afastamento do trabalho), além de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição.
No caso do auxílio por incapacidade temporária, em Campinas, ele corresponde a 55.8% do total de pedidos da metrópole em 2024.

O que diz o INSS
À EPTV, o INSS afirmou, em nota, que o aumento foi registrado em todo o Brasil e é reflexo, segundo eles, da greve dos servidores do ano passado, que durou 114 dias, e também da paralisação dos peritos, que está em vigor há seis meses.
De acordo com o órgão, a alterações da lei que passou a exigir biometria para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) gerou um represamento.
“As atualizações, modernizações e migrações tecnológicas dos sistemas também podem gerar atrasos até que sejam utilizadas com o propósito estabelecido de agilidade. O impacto destes fatores sobrepostos afeta diretamente a agilidade dos atendimentos. Não obstante, cabe ressaltar que o prazo legal para a realização dos atendimentos é de 45 dias. Atualmente os atendimentos são realizados em média de 39 dias”, diz o texto.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.