Produtores de tabaco investem em fertilizante mineral para aumentar peso e qualidade das folhas

Os produtores de tabaco no Sul do Brasil enfrentaram sérias dificuldades na safra 23/24 devido às chuvas atípicas que afetaram a produtividade. Para esta safra, os especialistas apontam um retorno à normalidade das condições climáticas, o que pode resultar em uma produção acima de 600 mil toneladas neste ciclo, de acordo com estimativa da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

No entanto, para atingir essa meta e driblar as oscilações climáticas, muitos produtores decidiram investir no solo, aderindo à novos recursos e tecnologias que auxiliem num desempenho mais robusto da planta e possibilitem altas produtividades e uma folha com maior peso. “Na cultura do tabaco, uma folha com maior peso é resultado de uma boa nutrição, um boa estrutura foliar e radicular e de maior quantidade”, explica a engenheira agrônoma e desenvolvedora de mercado da MaxiSolo, Isabelle Vilarino.

LEIA TAMBÉM: Encruzilhada do Sul receberá R$ 533 mil para ações de recuperação de danos causados por desastres naturais

No interior do Paraná, no município de Prudentópolis, os produtores Juliano e Joari Parolim perceberam que investir na qualidade nutricional do solo através de fertilizantes minerais granulados poderia oferecer um resultado expressivo. “Foi excelente, nossa produtividade de tabaco saltou de 2.753 para 2.814 quilos por hectare”, disse Juliano Poralim. O segredo para atingir esse aumento de 61 sacas veio com o uso do fertilizante mineral misto SKBMaxi, que possui fonte de potássio, boro, enxofre e cálcio no mesmo grânulo.

Em outra propriedade, no município de Rio Azul, a produção saltou 3.305 para 3.768 quilos por hectare. Foram 463 quilos a mais após do uso de SKBMaxi 20 dias após o transplantio das mudas. O produto é um fertilizante mineral misto, indicado para culturas sensíveis ao cloro, como é o caso do tabaco. “Além de sensível ao cloro, a cultura do tabaco é muito exigente em potássio, pois influencia diretamente a qualidade das folhas e a resistência da planta”, acrescenta a agrônoma.

Desenvolvido pela MaxiSolo – empresa catarinense especializada em nutrição vegetal de alta performance – o SKBMaxi atua melhorando o enraizamento e promovendo um maior aproveitamento do NPK, resultando em uma lavoura mais uniforme, com maior qualidade de folhas e mais resistente a estresses. O fertilizante é formulado com sulfato de potássio, cálcio e duas liberações de boro, nutrientes essenciais para a cultura do tabaco. A tecnologia que compõe o SKBMaxi foi desenvolvida para oferecer um desempenho robusto, proporcionando uma nutrição equilibrada e um aproveitamento máximo.

“Livre de cloro e sódio, quando usamos SKBMaxi na cultura do tabaco podemos observar além da qualidade das folhas, uma planta bem mais estruturada, devido ao cálcio que vai contribuir diretamente no fortalecimento das paredes celulares, e que junto com boro vai melhorar o sistema radicular garantindo uma maior tolerância da planta em épocas de estresse hídrico. Outro benefício do boro são plantas mais uniformes, pois evita rachaduras nas folhas, resultando em mais peso, mais rendimento e mais qualidade”, acrescenta Isabelle.

LEIA MAIS DE REGIONAL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Produtores de tabaco investem em fertilizante mineral para aumentar peso e qualidade das folhas appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.