Parauapebas (PA) tem tremor de terra de magnitude 4,3

tremor no pará

ALÉXIA SOUSA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)

Um tremor de terra de magnitude 4,3 foi registrado na madrugada desta quinta-feira (3) próximo ao município de Parauapebas, no sudeste do Pará. O abalo sísmico ocorreu às 4h02, no horário de Brasília, e foi sentido por moradores da região.

O evento foi detectado pelas estações da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira) e analisado pelo Centro de Sismologia da USP e pelo Observatório Nacional.

Dados da USP apontam que o fenômeno teve 0 km de profundidade, o que indica que se trata de um sismo raso, ocorrido possivelmente entre 0 e 10 km da superfície terrestre.

Apesar de ser considerado moderado, este foi o maior evento sísmico registrado próximo a Parauapebas desde 1900, quando começaram os registros sistemáticos, conforme o catálogo do Centro de Sismologia da universidade.

Este é o quarto tremor registrado pela Rede Sismográfica Brasileira no estado do Pará neste ano, todos na região sudeste. O primeiro ocorreu em 9 de janeiro, também em Parauapebas, com magnitude 2,8 MLv (uma variação usada para pequenos tremores). O segundo foi registrado em Novo Repartimento, em 17 de janeiro, com magnitude 2,3, e o terceiro ocorreu em Tucuruí, em 28 de janeiro, atingindo magnitude 2,9.

Segundo o sismólogo do Observatório Nacional, Gilberto Leite, “tremores nessa região são relativamente comuns e geralmente apresentam magnitudes entre 2 e 3”.

A Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) de Parauapebas informou que não houve chamado ou ocorrência relacionada ao tremor. Ainda de acordo com o órgão municipal, devido às características geológicas da região e à proximidade da chamada Falha de Carajás, pequenos abalos sísmicos podem ocorrer com certa frequência, sendo que a maioria deles é de baixa magnitude e passa despercebida pela população.

A orientação da Defesa Civil é que os moradores permaneçam atentos e sigam as recomendações de segurança em casos de novos tremores.

Em caso de abalos ou qualquer situação que represente risco, a população deve acionar os canais oficiais do município pelo disque 190 ou pelo WhatsApp do Centro de Controle e Operações (CCO): (94) 99278-0431.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.