Remédio para ereção explode em vendas e médicos alertam: ‘Efeitos colaterais sérios’

A popularização da música “Tadalafila”, da banda Barões da Pisadinha, com quase 6 milhões de visualizações no YouTube, reflete uma tendência preocupante no Brasil: o uso crescente e sem prescrição médica do medicamento entre homens, especialmente jovens. A tadalafila, indicada para tratar disfunção erétil e outras condições, tem sido utilizada também como recurso para melhorar o desempenho sexual e até como estimulante pré-treino em academias.

De acordo com levantamento da IQVIA divulgado pela PróGenéricos, o genérico foi o quinto medicamento mais vendido no país em 2024, com mais de 61,2 milhões de unidades comercializadas — a primeira vez que aparece entre os cinco mais consumidos.

Minas Gerais se destacou como o segundo Estado com maior consumo, somando 7,6 milhões de unidades (12,44% do total nacional), um aumento de 47,3% em relação ao ano anterior. São Paulo lidera, com mais de 12,7 milhões de unidades vendidas.

O urologista Maxmillan Alkimin, do Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais, alerta para os perigos do uso sem indicação médica. “Homens jovens, entre 20 e 35 anos, estão consumindo o medicamento mesmo sem apresentar patologias. Isso pode causar efeitos colaterais sérios, como dor de cabeça, alterações cardíacas e dependência”, afirma.

Venda facilitada

Apesar da necessidade de receita, a venda da tadalafila é facilitada, como explica Márcia Alfenas, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG). “A receita não fica retida, o que facilita o acesso”, pontua. Ela defende que a conscientização é a melhor forma de combater o uso indevido, sem restringir o acesso de quem realmente precisa do remédio.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforça que a comercialização só é permitida em farmácias regularizadas. Estabelecimentos que descumprem as normas estão sujeitos a multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão, interdições ou até a cassação do alvará de funcionamento.

The post Remédio para ereção explode em vendas e médicos alertam: ‘Efeitos colaterais sérios’ appeared first on Super Rádio Tupi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.