
Uma intensa frente fria avança sobre Santa Catarina, trazendo riscos de alagamentos costeiros em Florianópolis, Balneário Camboriú e Itajaí entre a noite desta sexta-feira (4) e a madrugada de sábado (5). A combinação do vento sul persistente com a maré alta – que atingirá seu pico entre 00h em Florianópolis e 01h30 em outras cidades – aumenta o risco de invasão de água em áreas da orla.

Frente fria com vento sul traz riscos de alagamentos costeiros em Santa Catarina – Foto: Divulgação/ND
A Defesa Civil emitiu alerta onde recomenda evitar atividades à beira-mar, incluindo navegação, pesca e esportes aquáticos. O órgão orienta a pedestres e ciclistas para se afastarem de orlas enquanto a água atingir calçadas e ciclovias.
Frente fria provoca queda nas temperaturas e ventos de até 80 km/h
A frente fria trouxe a primeira massa de ar frio e seco do outono para Santa Catarina. Desde a tarde desta sexta-feira (4) e o amanhecer de sábado (5), as temperaturas caem drasticamente em todo o estado.
As fortes rajadas de vento de quadrante sul podem chegar a 80 km/h. Há risco moderado para destelhamento, queda de árvores e danos na rede elétrica. Além disso, o mar fica agitado com ondas que podem chegar a 3,5 metros, com riscos de ressaca entre sexta e sábado.

Rajadas de vento podem chegar a 80 km/h no litoral catarinense – Foto: Deny Campos/ND
O que se espera da frente fria neste final de semana?
- Queda térmica: 10°C a 12°C no interior (risco moderado);
- Litoral: Menos frio, mas ventos dão sensação térmica mais baixa;
- Serra: Possibilidade de geadas no Planalto Sul e Meio-Oeste.

Geadas devem ocorrer no início da manhã de sábado na Serra catarinense – Foto: Mycchel Legnaghi/@saojoaquimonline.com.br/ND
Enquanto o litoral enfrenta os efeitos da ressaca, o interior se prepara para o frio intenso. A Defesa Civil faz recomendações específicas para proteger a população:
Orientações importantes:
- Agasalhar-se adequadamente;
- Manter hidratação constante;
- Redobrar cuidados com idosos, crianças e animais;
- Evitar aglomerações em espaços fechados;
- Manter higiene das mãos para prevenir doenças.
A massa de ar frio deve permanecer até o início da próxima semana, marcando a primeira onda de frio significativa do outono no estado. Moradores e visitantes das áreas de risco devem acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas preventivas contra os efeitos da frente fria na saúde e no deslocamento urbano.