Jujutsu Kaisen | Tudo sobre a amizade entre Satoru Gojo e Suguru Geto

Estimated reading time: 7 minutos

O mangá Jujutsu Kaisen pode já ter chegado ao fim, mas, seu anime ainda tem muito o que contar, assim como os fãs ainda têm muito o que refletir sobre sua história e personagens. Um dos relacionamentos mais complexos da obra é entre o personagem preferido de muitos dos fãs, Satoru Gojo, e seu ex-amigo Suguru Geto. 

Essa amizade não foi o suficiente para impedir uma ruptura entre os dois, causada por suas ideologias diferentes. E, mesmo após tantos anos de companheirismo, eles se separaram tornando-se grandes inimigos. A deterioração desse vínculo impacta toda a história de Jujutsu Kaisen, e não apenas dos dois, e ela merece ser destrinchada nos mínimos detalhes.

A amizade de Gojo e Geto

Gojo e Geto são apresentados em Jujutsu Kaisen como grandes amigos de infância. Gojo é um feiticeiro arrogante, ácido e sarcástico, com um grande poder e habilidade. Além disso, ele vem de uma família de renome no mundo dos feiticeiros, já que ele é descendente de Michizane Sugawara, um prodígio que possuía a técnica amaldiçoada Seis Olhos e O Ilimitado.

Enquanto isso, Geto também era um feiticeiro habilidoso que sabia usar técnicas amaldiçoadas como ninguém, principalmente a manipulação de objetos amaldiçoados de grau especial. Outra habilidade de destaque do personagem é sua capacidade de consumir e armazenar espíritos amaldiçoados em seu corpo.

Eles não só eram amigos de infância, como também estudavam na Escola Técnica de Jujutsu de Tóquio. Juntos, a dupla era extremamente poderosa e possuía um potencial capaz de abalar profundamente o mundo dos feiticeiros. No entanto, isso acabou acontecendo de uma forma inesperada.

Durante suas jornadas na infância e adolescência, Gojo e Geto compartilhavam uma crença em comum, a de que os superiores, os anciões, na sociedade dos feiticeiros não eram boas pessoas. Apesar disso, eles tinham visões de mundo muito diferentes, mas respeitavam um ao outro e entendiam suas diferenças de forma pacífica. 

Gojo acreditava que a sociedade Jujutsu precisava passar por uma grande reforma, mas não se preocupava muito com suas missões ou com os não-feiticeiros. Já Geto estava mais preocupado com as pessoas comuns, que sempre foram as que mais sofreram nas mãos dos espíritos amaldiçoados. Entretanto, um fato acaba mudando sua percepção para sempre.

O início da decadência da amizade 

Com o passar do tempo, Geto vai ficando cada vez mais frustrado com a sociedade de feiticeiros e com sua incapacidade de proteger a todos. Ele testemunha o sofrimento de vítimas de espíritos amaldiçoados, a ponto de começa a causar mudanças profundas em suas crenças e personalidade, vemos que ele passa por grandes dilemas durante suas missões, algo que acaba afetando sua saúde mental. 

Geto acaba se tornando um radical em suas crenças e quer a qualquer custo criar um mundo capaz de lidar com os espíritos amaldiçoados. Sua mudança causa pequenas rachaduras na amizade com Gojo e as ideias dos amigos de infância vão se tornando cada vez mais opostas. 

A virada 

O que quebra de vez a relação entre Gojo e Geto é a morte de Riko Amanai. Ambos ganham a missão de levar Riko até o Mestre Tengen para que ela se torne seu novo receptáculo. No entanto, mesmo muito habilidosos, os dois falham na missão e Riko acaba se tornando uma vítima de Toji Fushiguro diante dos olhos de Geto.

Os dois se sentem culpados pelo que houve, ainda mais após seu professor, Masamichi Yaga, atribuir a falha da missão a ambos. Abalado, Gojo passa a pedir para realizar missões sozinho e seu amigo Geto começa a se afundar cada vez mais na desesperança. 

Geto ganha diversas missões seguidas de exorcismo de espíritos amaldiçoados, e desenvolve um forte conflito dentro de si, passando por uma mudança radical em suas próprias crenças, começando a questionar a essência no mundo do Jujutsu.

Mudanças de crenças 

Suguru-Geto---Jujutsu-Kaisen-Volume-0

A perda de Riko torna Gojo mais empático com os não-feiticeiros e faz com que ele mude sua postura em relação ao seu trabalho. Ele passa a querer aumentar sua força para que algo assim nunca mais ocorra e para que ele possa proteger a todos.

Já Geto tira outra conclusão dessa perda. Ele não consegue entender como todos podem seguir em frente após a partida de Riko e, para ele, a culpa dos problemas do mundo passa a ser toda dos não-feiticeiros. Ele acredita que o mundo não entende os sacrifícios que os feiticeiros fazem por eles.

As coisas só pioram em suas missões solo, em que Geto vê não-feiticeiros torturando feiticeiros. Sua raiva crescente faz com que ele passe a desejar o extermínio dos não-feiticeiros e a deixar a sociedade Jujutsu.

Portanto, enquanto Gojo resolve seguir em frente e superar seu passado, Geto não consegue fazer o mesmo e se afunda de vez na escuridão e podridão do mundo.  Assim, Geto passa a acreditar que ele tem uma missão salvadora e que deve limpar o mundo daqueles que não são feiticeiros, pois eles seriam o principal problema da sociedade. Ele, então, abraça a decadência total e entra em um caminho de violência que só chega ao fim nas mãos de seu amigo Gojo.

No fim, o conflito entre os dois chega ao ápice em Jujutsu Kaisen 0, um filme que conta a prequel de Jujutsu Kaisen, onde vemos Geto colocando seu plano em ação. Entretanto, ele acaba sendo derrotado por Yuta e Gojo. Antes de partir, ele se despede de seu amigo, que ainda o reconhece como seu melhor amigo, mesmo depois de tudo que aconteceu.

Leia mais sobre a franquia de Jujutsu Kaisen:

  • Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
  • Jujutsu Kaisen | Saiba o significado dos nomes dos personagens principais
  • Jujutsu Kaisen | Filme do Arco Inventário Oculto/Morte Prematura ganha trailer inédito

Fonte: Game Rant; Screen Rant 

O post Jujutsu Kaisen | Tudo sobre a amizade entre Satoru Gojo e Suguru Geto apareceu primeiro em O Vício.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.