O projeto “Experiência Rio de Janeiro” deu início à sua edição 2025 com grande sucesso, visitando três importantes cidades emissores de turistas para o estado: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Goiânia (GO). Realizada entre os dias 31 de março e 3 de abril, a ação capacitou cerca de 400 agentes e operadores de turismo, promovendo uma imersão nos atrativos e roteiros dos destinos fluminenses.
A ação, que tem como objetivo fomentar o turismo nacional para o Rio de Janeiro, é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, com apoio da ABIH-RJ e do HotéisRIO. O projeto visa fortalecer a marca Rio de Janeiro e promover as 12 regiões turísticas do estado, abrindo novas oportunidades de negócios para o setor de turismo.
Em cada cidade, os participantes do roadshow tiveram a oportunidade de vivenciar a diversidade do Rio de Janeiro através de vídeos, talkshows e apresentações culturais. A imersão permitiu que os agentes de viagens conhecessem novos destinos e produtos turísticos do estado, muitos dos quais pouco explorados. O objetivo foi expandir o portfólio de opções de pacotes e roteiros, estimulando a venda desses atrativos para os turistas brasileiros.
Na cidade de Belo Horizonte, o evento despertou a curiosidade dos profissionais do turismo. Ana Luiza Fontes, agente de viagens de BH, destacou a importância de conhecer novos destinos do Rio: “Achei muito bacana essa oportunidade de mostrar as vertentes que têm potencial de venda”, comentou.
O novo formato da ação incluiu também uma rodada de negócios, reunindo expositores e fornecedores de atrações turísticas de várias regiões do estado. O foco foi promover a venda de pacotes para o Rio de Janeiro e estimular a economia do setor turístico, com destaque para o desenvolvimento das cidades que receberam o evento.
A etapa em Brasília contou com a presença do secretário de Estado de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca, que recebeu cerca de 180 agentes e operadores da capital federal. Durante o evento, ele destacou o crescimento do turismo no Rio de Janeiro, especialmente o aumento no número de turistas internacionais. “Em 2024, o Rio registrou mais de 1,5 milhão de turistas internacionais, um aumento de 26,8% em relação ao ano anterior”, ressaltou Tutuca.
O evento também contou com a participação de representantes de destinos fluminenses, como Saquarema, Petrópolis, Maricá, Vale do Café, Búzios, RIOgaleão e ABIH-RJ. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor as potencialidades turísticas de diversas regiões do estado.
Até o final de 2025, o “Experiência Rio de Janeiro” percorrerá outras 11 cidades brasileiras, com o objetivo de capacitar aproximadamente 1.500 agentes e operadores de viagens. O projeto busca ampliar o fluxo de turistas para o Rio de Janeiro e promover o estado de forma inovadora, além de reforçar o setor de turismo nas cidades visitadas.
As próximas etapas do roadshow serão realizadas nas seguintes datas e locais:
- 27 de maio – Porto Alegre/RS
- 29 de maio – Curitiba/PR
- 10 de junho – Campo Grande/MS
- 12 de junho – Cuiabá/MT
- 07 de agosto – Recife/PE
- 18 de agosto – São José dos Campos/SP
- 19 de agosto – Campinas/SP
- 21 de agosto – Ribeirão Preto/SP
- 01 de setembro – Uberlândia/MG
The post Rio abre agenda de promoção turística nos principais mercados emissores do país appeared first on Super Rádio Tupi.