Durante o 16º Congresso Distrital do PSB-DF, realizado no sábado (12), a senadora brasiliense Leila Barros, a Leila do Vôlei (PDT,) reforçou a importância da união dos partidos progressistas para a construção de um novo plano para o Distrito Federal.
Em um discurso enfático, Leila destacou que o momento exige responsabilidade e senso coletivo para enfrentar os graves problemas sociais e estruturais da capital.
“Nós não podemos nos abster e simplesmente ignorar o que está acontecendo com a cidade. É o futuro dos brasilienses que está em jogo. Estamos falando dos jovens, das mulheres e das famílias que clamam por uma boa gestão”, afirmou a senadora.
Ela citou como prioridades o combate à violência, a melhoria da saúde pública, a mobilidade urbana e a questão fundiária. Leila ressaltou ainda que a construção de uma chapa competitiva para as eleições de 2026 só será possível com muito diálogo e unificação das forças.
“É fundamental que todos nós tenhamos a capacidade de fortalecer nossos partidos, mas, acima de tudo, de olharmos coletivamente para o que Brasília vive hoje. Vamos todos caminhar juntos, sim, vamos ter a capacidade para dialogar por um futuro melhor”, disse.
Presidente e candidato definidos
O congresso do PSB-DF também marcou a recondução de Rodrigo Dias à presidência do partido para um novo mandato de três anos. Durante seu discurso, Dias destacou os desafios enfrentados pela capital federal e reafirmou o papel transformador da política.
“A gente ainda acredita que a política tem poder e a força de transformar uma sociedade. Não é normal viver em uma cidade com o maior IDH do Brasil e, ao mesmo tempo, ver tanta desigualdade, fome e falta de estrutura na saúde e na educação”, afirmou.
O evento, que reuniu lideranças do PSB, como o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), a deputada distrital Dayse Amarilio (PSB-DF) e representantes do PCdoB, PT, Rede Sustentabilidade e Partido Verde, também foi marcado pela eleição da nova composição das secretarias temáticas e pela indicação de Ricardo Capelli como pré-candidato da legenda para concorrer ao GDF.
A diversidade e a pluralidade foram pontos destacados na formação da nova direção partidária, com espaços voltados para mulheres, juventude, negritude, inclusão, movimento LGBTQIAPN+, sindical e popular. Enfim, definiu Ricardo Cappelli como pré-candidato ao GDF no ano que vem