‘Juliana, estou desmaiada’: gatos têm reações inesperadas após a castrações

Um vídeo de gatos sendo devolvidos aos donos após um mutirão de castração viralizou no Instagram. A cena mostra a reação inusitada dos felinos, que pareciam estar “em transe”.

A imagem mostra um gato sendo carregado por uma mulher em cima de uma caixa de transporte animal.

Gatos parecem estar em transe após castração. – Foto: Internet/Reprodução ND

O vídeo viral dos gatos

O vídeo dos bichanos sendo devolvidos aos donos, publicado por um perfil de protetores de animais independentes, gerou quase 40 mil curtidas e mais de mil comentários reagindo ao estado dos animais.

No registro os felinos aparecem sendo devolvidos deitados imóveis, quase que desmaiados, em cima de caixinhas de transporte.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por AMIGOS DO GIPI PATINHA (@gipipatinha)

Nos comentários algumas pessoas acharam cômico o estado dos animais: “a gatinha em outra dimensão”. Já outros questionaram o motivo deles serem devolvidos nessa situação: “podiam pelo menos colocar dentro da caixinha de transporte”.

O que de fato aconteceu

Segundo a instituição dos protetores independentes Amigos do Gipi Patinha, localizada em Alagoas, os gatinhos foram castrados em uma castração comunitária gratuita, que faz parte de um projeto dos protetores.

A instituição gastou 25 mil reais para realizar a castração gratuita de mais de 80 animais no “castramóvel”. O motivo dos gatinhos estarem imóveis, foi o efeito ainda presente da anestesia no organismo dos animais.

O que incomodou as pessoas foi o fato dos animais terem sido devolvidos ainda sedados e fora das caixas de transporte. A página do Instagram “Gipipatinha” respondeu as dúvidas dizendo que “o castramóvel funciona assim, damos suporte a todas as pessoas que castraram seus animais”.

Ela também justifica a situação das caixas, dizendo que haviam sido doadas para os donos no momento da devolução dos felinos, só quatro estavam disponíveis.

Nos comentários, várias pessoas tranquilizaram quem estava aflito com a situação e relataram já terem levado seus animais para castrações voluntárias, sem complicações de saúde.

A instituição se pronunciou

A própria instituição protetora afirma que nenhum dos gatos castrados no mutirão tiveram complicações e que pretendem realizar futuramente mais 40 castrações gratuitas.

Em uma postagem recente, eles relembram a repercussão do vídeo, com quase 1 milhão de visualizações, e lamentam os comentários negativos recebidos.

A imagem mostra prints da página do Instagram dos protetores independentes de animais Amigos do Gipi Patinha

A instituição protetora que realizou mais de 80 castrações de gatos. – Foto: Internet/Reprodução ND

Efeitos da anestesia em gatos

De acordo com veterinários, o tempo que a anestesia é eliminada do organismo do gato depende de vários fatores, como por exemplo o próprio metabolismo do animal.

Mas, geralmente, quando o gato recebe alta, o seu estado já é quase normal, mas pode se manter sonolento por até 24 horas.

O tipo de anestesia administrada também faz variar este período. Por exemplo, uma anestesia geral costuma permanecer no corpo por mais tempo, em comparação com uma anestesia local.

O importante é respeitar o período de recuperação e seguir as instruções do médico veterinário.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.