Ar-condicionado natural promete climatizar ambientes e custo é R$ 0 com energia elétrica

Uma forma econômica, eficiente e sustentável para climatizar os ambientes: poços canadenses. Uma alternativa que promove a climatização geotérmica por meio de uma espécie de ar-condicionado natural.

Fachadas de casas lado a lado

Poço canadense é alternativa sustentável para climatizar a casa – Foto: Reprodução/YouTube/ND

Ar-condicionado natural: como fazer?

Os poços canadenses são formados por redes de tubulações no subsolo externo das residências, que operam sob o princípio da inércia térmica para ajustar a temperatura do ar utilizado na casa.

O sistema de construção não consome energia elétrica, então, após a instalação, a climatização da casa será mais econômica. A iniciativa natural promete um custo baixo, além de ser ecológico, eficiente e sustentável.

Segundo o arquiteto da Planarq Campos, Ralph Dias, o projeto consiste em tubos que passam embaixo do terreno do imóvel. O poço canadense também pode ser conhecido como poço canadiano e provençal.

“Basicamente, eles aproveitam a temperatura embaixo do solo a uma determinada profundidade aonde essa temperatura não varia, ou seja, mantém-se constante o ano todo, independente da estação”, pontua o profissional.

Outro atrativo, além da sustentabilidade, é a economia. “O poço canadense pode equilibrar a temperatura interna da casa pela inércia térmica. Por isso, que a gente fala que ele utiliza uma energia geotérmica. O mais legal é que não tem um custo elevado”, frisa Dias.

Imagem de solo com terra

Tubulações são implantadas fora de casa; arquiteto explica como fazer o ar-condicional natural – Foto: Reprodução/YouTube/ND

Mas como funciona o poço canadense?

Conforme o arquiteto, existem quatro elementos importantes no poço canadense para criar o ar-condicionado natural. São eles:

  1. A construção de uma entrada de ar acima do solo com uma altura de aproximadamente 50 centímetros;
  2. A instalação de tubos de PVC, de polietileno ou polipropileno abaixo do solo, com uma leve inclinação, a uma profundidade entre 1,5 metro e 3 metros;
  3. A construção de um poço de drenagem, responsável por armazenar qualquer resíduo líquido que esteja dentro do tubo de refrigeração;
  4. A instalação de um impulsor de ventilador, que vai pegar o ar da tubulação e levar para o interior do imóvel.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.