‘Navio Fantasma do Pacífico’: registro histórico é feito com ajuda de drones subaquáticos

Novos destroços do ‘Navio Fantasma do Pacífico’, embarcação da Marinha dos Estados Unidos que foi capturado pelas forças japonesas durante a Segunda Guerra Mundial, foram encontrados na costa da Califórnia, cerca de 1.065 metros abaixo da superfície.

Imagem do 'Navio Fantasma do Pacífico' no fundo do mar

O ‘Navio Fantasma do Pacífico’ está praticamente intacto no fundo o oceano – Foto: Reprodução/Ocean Infinity/ND

Conhecido como U.S.S. Stewart, ou DD-224, o navio foi encontrado por drones subaquáticos no que hoje é o Santuário Nacional Marinho de Cordell Bank, conforme informações do Globo.

Os equipamentos capturaram imagens do naufrágio histórico e revelaram que o destróier de 96 metros de comprimento estava quase intacto e de pé no fundo do mar, apesar de encoberto por substâncias marinhas e lar de esponjas e caranguejos.

“Esse nível de preservação é excepcional para um navio da sua idade e o torna potencialmente um dos exemplos mais bem preservados de um destróier ‘four-piper’ da Marinha dos EUA”, disse Maria Brown, superintendente dos santuários nacionais marinhos de Cordell Bank e Greater Farallones, em comunicado.

A descoberta ocorreu durante uma demonstração de tecnologia dos drones subaquáticos da Ocean Infinity, empresa de robótica marinha.

'Navio Fantasma do Pacífico' encoberto de vida marinha

Navio fantasma está encoberto de vida marinha – Foto: Reprodução/Ocean Infinity/ND

Cada equipamento tem mais de seis metros de comprimento, em formato de torpedo, e são usados para criar mapas de alta resolução do fundo do mar.

A tecnologia é crucial para selecionar locais para projetos de construção offshore, como fazendas eólicas e plataformas de petróleo, além de traçar rotas para gasodutos e cabos submarinos.

O ‘Navio Fantasma do Pacífico’

O ‘Navio Fantasma do Pacífico’ foi afundado e abandonado nas águas ao largo de Java, em 1942. Anos depois, as forças japonesas o recuperaram e o usaram contra seu próprio criador, os Estados Unidos, para escoltar seus comboios navais.

Quando a guerra acabou, a Marinha dos EUA em recuperou o destróier e o rebocou até a Califórnia. Em seguida, o navio foi “enterrado” no mar com uma chuva de tiros, em 24 de maio de 1946.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.