Morre primeiro militar israelense em conflito com Hezbollah no Líbano

O militar israelense Eitan Oster, de 22 anos, que morreu em confronto com o Hezbollah no sul do Líbano, em 2 de outubro de 2024. Forças de Defesa de Israel/Divulgação

O soldado israelense Eitan Oster, de 22 anos, morreu nesta quarta-feira (2) durante os embates diretos no sul do Líbano contra o Hezbollah. Segundo as Forças Armadas de Israel, Oster é o primeiro militar a morrer na ação de Israel em território libanês.

Oster era membro de um braço de elite das Forças Armadas israelenses especializada na luta contra guerrilhas. O Exército de Israel não deu detalhes sobre a morte do soldado.

O Hezbollah afirmou, em comunicado, que Oster morreu devido à  detonação de um explosivo que surpreendeu os militares em um vilarejo do Líbano. Além disso, afirmou que outros soldados de Israel foram mortos na ocasião. Israel ainda não confirmou esta informação.

Conflito entre Israel e Irã

Esta terça-feira (1º) marcou o primeiro combate direto entre militares de Israel e membros do Hezbollah desde o início do conflito na Faixa de Gaza, segundo o porta-voz do Exército israelense para o mundo árabe.

A Guarda Revolucionária Iraniana confirmou o lançamento de cerca de 200 mísseis contra Israel. De acordo com as autoridades locais, o ataque foi uma resposta à morte dos líderes do Hezbollah, incluindo o chefe Hassan Nasrallah.

“Em resposta ao martírio de Ismail Haniyeh, Hassan Nasrallah e (comandante da Guarda) Nilforoshan, visamos o coração dos territórios ocupados”, disse a Guarda Revolucionária Iraniana, em comunicado.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que o Irã cometeu um “grande erro” e irá pagar. Outras autoridades israelenses também prometeram vingança, com uma resposta “surpresa” e “precisa”.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.