Estudo revela bebida alcoólica que ajuda a controlar o diabetes tipo 2

Estudo feito pela Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida, em Viena, na Áustria, realizou uma pesquisa e descobriu que beber vinho tinto todos os dias pode equilibrar o diabetes tipo 2.1.

Prateleira com vinho tinto, bom para quem tem diabetes

Vinho tinto pode auxiliar pessoas com a doença – Foto: Reprodução/ND

Os pesquisadores descobriram que uma taça de vinho contém a mesma quantidade de PPAR-gama, substância que ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, presente em medicamentos prescritos para a doença.

O receptor PPAR-gama desempenha um papel importante no desenvolvimento de células de gordura, no armazenamento de energia e na regulação dos níveis de lipídios e glicose no corpo.

Os melhores vinhos para a diabetes

O estudo envolveu a análise de doze tipos de vinhos, cada um com variações em uvas, exposição solar, maceração e contato com barris de carvalho.

Pesquisadores da Áustria focaram em estudar o vinho tinto – Foto: Pixabay/ND

De todos, o vinho tinto possui uma concentração maior de compostos fenólicos e polifenóis, antioxidantes essenciais à dieta, em comparação com o vinho branco. Por isso, o foco da pesquisa foi direcionado ao consumo do vinho tinto.

Apesar dos benefícios potenciais, os especialistas alertam para o consumo moderado da bebida, que é calórica. A recomendação é uma taça por dia, sempre com orientação médica.

Além disso, consultar um profissional de saúde é essencial para avaliar se o vinho é indicado para cada pessoa, considerando suas condições de saúde e estilo de vida.

Outro ponto importante para levar em consideração é a quantidade de açúcar do vinho, que deve ser seco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.