Pesquisa mostra que Eliana Honain (PT) pode vencer no 1° turno em Araraquara

Eliana Honain lidera pesquisa eleitoral em AraraquaraReprodução/redes sociais

Pesquisa do Instituto Engrácia mostra que a candidata Eliana Honain (PT) lidera as intenções de voto para prefeitura de Araraquara (SP), com 52%, podendo ser eleita já no primeiro turno.

De acordo com o levantanento, o candidato Dr. Lapena (PL) aparece em segundo lugar, com 30% das intenções de voto, enquanto Pedro Tedde (Novo) tem 3%.

Os números são da pesquisa estimulada, quando os entrevistados são apresentados aos nomes dos candidatos. Veja na íntegra:

Pesquisa estimulada Eliana Honain (PT) – 52% Dr. Lapena (PL) – 30% Pedro Tedde (Novo) – 3% Dr. Marcos Garrido (PSD) – 3% Tiago Pires (PCO) – 2% Branco ou nulo – 2% Não sabe – 8%

O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!

Votos válidos

Contando apenas os eleitores que escolheram um dos candidatos na pesquisa (sem brancos/nulos e indecisos), Eliana Honain (PT) receberia 57,1% dos votos, contra 33% do Dr. Lapena (PL) e 4,4% de Pedro Tedde (Novo). 

Percepção de vitória

Os entrevistados também foram perguntados sobre qual candidato tem mais chances de ganhar as eleições para prefeito, independente da preferência deles.

Nesse módulo da pesquisa, Eliana (PT) aparece com 58% das respostas, contra 30% do candidato Dr. Lapena (PL). 

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, em que o entrevista responde em quem pretende votar, sem ter os nomes dos candidatos apresentados, a petista lidera com 41%. O Dr. Lapena (PL) conta com 34%.

Eliana Honain (PT) – 52% Dr. Lapena (PL) – 30% Pedro Tedde (Novo) – 4% Dr. Marcos Garrido (PSD) – 3% Tiago Pires (PCO) – 2% Nulos/Brancos – 2% Não sabem – 7%

A pesquisa

A pesquisa Engrácia entrevistou 625 eleitores, distribuídos proporcionalmente com a idade, sexo e local de moradia na cidade de Araraquara, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95,5%, com margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada sob o código SP-02526/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.