Confira os destaques da carreira do ícone da publicidade, Washington Olivetto

Confira os destaques da carreira do ícone da publicidade, Washington OlivettoYumi Kuwano

Washington Olivetto foi um dos grandes nomes da publicidade, com uma coleção de prêmios nacionais e internacionais. Só no Festival de Publicidade de Cannes ganhou mais de 50 Leões na categoria Filmes.

Em 1971 que o Brasil garantiu o primeiro com o comercial O Pingo que levou bronze no mesmo ano em que foi criado para a Deca, na Lince Propaganda. O filme destaca o sistema de vedação substituível da marca desde que o usuário fizesse o uso racional da água como deve ser.

Já o primeiro Leão de Ouro do Brasil veio em 1974, com o filme Homem de Quarenta Anos. O comercial começou como um anúncio de jornal veiculado no dia 1º de maio que trazia a foto de um homem com mais de 40 anos, lendo jornal em um banco de praça, como se estivesse procurando emprego. No título, a frase “homens com mais de 40 anos oferecem seus préstimos profissionais para empresas de pequeno, médio e grande porte. Cartas para Rua da Amargura, sem número.”. A peça fez tanto sucesso que ganhou adaptação para a TV, depois premiada. Também tornou-se projeto de lei que acabou com o preconceito em anúncios de emprego.

Em 2001 foi o único latino-americano a ganhar o Grand Prix do Clio, com o comercial A Semana, para a revista Época. No mesmo ano, levou um Leão de Ouro em Cannes e foi um dos mais aplaudidos do Festival por um conjunto de fatores: a ideia, o texto, o ritmo guiado pela música.

 

 

Foi ele quem criou o famoso garoto Bombril, que protagonizava as campanhas da Bombril e era interpretado pelo ator Carlos Moreno, campanha que entrou para o Guinness por ser considerada a publicidade que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial. Em 2004, ao fim do contrato com a Bombril, Moreno tinha gravado 337 comerciais com a empresa.

Em 1987, Olivetto criou as peças publicitárias O Primeiro Sutiã, para a Valisère, e Hitler para a Folha de S. Paulo. Ambos comerciais são os únicos brasileiros a constarem na lista dos 100 comerciais mais influentes de todos os tempos. A primeira destaca os encantos da transição das mulheres para a vida adulta e a sensação de pertencimento que a peça.

Já em 1994, o publicitário criou a campanha do cachorrinho da Cofap, para a marca de amortecedores.

Títulos

Em 2003, Olivetto recebeu o título de Doutor Honoris Causa, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Seis anos depois, em 2009, entrou para o Hall da Fama do Festival Ibero-Americano de Publicidade (FIAP). Em 2015 foi escolhido como o primeiro não anglo-saxão da história a entrar para o “Creative Hall of Fame“, do The One Club. No mesmo ano, foi nomeado “Professor Emérito” pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Em 2016, recebeu o Prêmio Carreira, pelo Lisbon International Advertising Festival. Olivetto foi, ainda, nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International e eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação de Agências Latino-Americana.

The post Confira os destaques da carreira do ícone da publicidade, Washington Olivetto first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.