Taxa de desemprego no DF cai em setembro

foto pedro ventura agencia brasilia

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentaram nesta terça-feira (29) os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED-DF) e da Periferia Metropolitana de Brasília (PED-PMB) referentes a setembro de 2024.

A pesquisa mostrou que houve um recuo do desemprego de 3,3% em setembro em relação ao mês de agosto. Em relação à setembro do ano passado, os números também foram agradáveis, com a diminuição da taxa de ocupação sendo de 6,6%.

A População Economicamente Ativa (PEA) teve uma queda mensal de 1,3%, mas em relação a comparação anual com setembro de 2024, houve um crescimento de 0,8%. A taxa de População em Idade Ativa (PIA) também registrou pequeno recuo anual de 65,1% para 64,7%.

“Nós tivemos uma elevação da dimensão da população economicamente ativa e uma geração ocupacional que foi suficiente para abarcar os entrantes do mercado de trabalho e ainda retirar trabalhadores da fila do desemprego”, explicou Lúcia Garcia, do Dieese.

Para a população de média e alta renda, o desemprego representou um pequeno crescimento 13,6% para 14,4% no mês de agosto. Já o grupo de média-baixa renda, o desemprego teve uma curva descrescente. Em setembro de 2023, os números eram de 19,9%, em agosto de 2024 caiu para 19,1% e em setembro é de 17,3%.

Em relação ao ano passado, a população de baixa renda teve uma queda de 1% na taxa de desemprego, mas aumento de 0,4% em relação à agosto, tendo hoje 20% de pessoas sem emprego.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.