
De acordo com estudos, o estresse é a principal causa de perda de memória. E como é praticamente impossível viver sem se incomodar em algum momento, pessoas têm procurado formas de turbinar a memória de forma natural. Veja como isso é possível!

Especialistas recomenda nove ervas poderosas para o cérebro – Foto: Pixabay/ND
De acordo com a nutricionista Patricia Leite, nove ervas são capazes de turbinar o seu cérebro e melhorar a sua memória de forma eficaz. A especialista alerta, porém, que as plantas têm o intuito de ajudar na melhora de funções cognitivas, porém, não substituem remédios prescritos por médicos.
Confira 9 ervas para ter uma memória de elefante:
- Alecrim: possui muitos compostos bioativos, dentre eles se destaca o ácido carnósico que, segundo a nutricionista, ajuda a melhorar a memória, a concentração e protege as células de danos oxidativos.
- Sálvia: conhecida como uma prima do alecrim, ela possui o ácido rosmarínico na sua composição e ajuda a melhorar a concentração, o foco, e além disso, possui propriedades anti-inflamatórias.
- Hortelã: rico em mentol, um composto bioativo bem relacionado com a melhora da cognição e função cerebral, ajuda a melhorar a clareza mental e a concentração.
- Camomila: rica em apigenina, que é um potente antioxidante e anti-inflamatório, melhora a secreção de alguns neurotransmissores e tem a capacidade de relaxar a mente.
- Ginseng: contém propriedades energizantes e adaptogênicas, podendo ajudar a melhorar a resistência ao estresse e aumentar a clareza mental.
- Cúrcuma: por conter curcumina, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a proteger o cérebro contra o envelhecimento e doenças neurodegenerativas.
- Gengibre: rico em gingerol, possui uma grande papel anti-inflamatório, ajudando a melhorar funções cognitivas.
- Ashwagandha: erva adaptogênica que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo um estado mental mais calmo e focado.
- Ginkgo Biloba: a planta é conhecida por suas propriedades que melhoram a circulação sanguínea, especialmente no cérebro, o que pode ajudar na memória e na concentração.

Ervas e raízes citadas por especialista não substituem medicamentos – Foto: Reprodução/Pixabay
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.