Fábrica catarinense aposta em energia limpa no maior parque solar do Hemisfério Sul

A Schulz S.A., maior fabricante de compressores de ar da América Latina, adquiriu participação no Complexo Solar Janaúba, da Elera Renováveis — empresa da gestora canadense Brookfield —, localizado no norte de Minas Gerais. Com a iniciativa, a empresa de Joinville acelerará sua transição para o uso de energia limpa, alcançando 100% de seu consumo elétrico a partir de fontes renováveis ainda em 2025.

Fábrica catarinense aposta em energia limpa no maior parque solar do Hemisfério Sul - Schulz S.A./Divulgação/ND

1
2

Fábrica catarinense aposta em energia limpa no maior parque solar do Hemisfério Sul – Schulz S.A./Divulgação/ND

Ainda este ano, a empresa garante que 100% do consumo de energia elétrica será proveniente de fontes renováveis - Elera/Divulgação/ND

2
2

Ainda este ano, a empresa garante que 100% do consumo de energia elétrica será proveniente de fontes renováveis – Elera/Divulgação/ND

“Nosso compromisso para a redução de emissão de carbono estava previsto para 2030. Mas essa aquisição nos trouxe um avanço expressivo: a capacidade de antecipar essa meta já para 2025”, comemorou Sandro Trentin, CEO da Schulz S.A..

A participação da companhia no complexo está vinculada a um parque com capacidade instalada de 48 MW, o que permitirá neutralizar totalmente as emissões de CO₂ associadas ao Escopo 2 do Protocolo GHG (Greenhouse Gases), que abrange as emissões indiretas de gases de efeito estufa relacionadas ao consumo de energia elétrica.

“Esta iniciativa fortalece nossa atuação alinhada à agenda ESG. Estamos não apenas reduzindo nossa pegada de carbono, mas também criando valor para nossos acionistas, colaboradores, clientes e a sociedade como um todo”, completa Ovandi Rosenstock, presidente da Schulz S.A.

Sobre o Complexo Solar Janaúba

Considerado o maior projeto solar das Américas e do Hemisfério Sul, o Complexo Solar Janaúba possui uma capacidade instalada total de 1.617 MWp, suficiente para abastecer cerca de 1,2 milhão de pessoas. Sua geração de energia limpa evita anualmente a emissão de aproximadamente 850 mil toneladas de CO₂. O empreendimento conta com 2,9 milhões de módulos solares distribuídos em uma área de 3,8 mil hectares — equivalente a 5,2 mil campos de futebol — e gerou cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos durante sua construção.

Sobre a Schulz S.A.

Fundada em 1963 em Joinville (SC), a Schulz S.A. cresceu de uma pequena fundição para se tornar uma das metalúrgicas mais relevantes do Brasil e do mundo. Com duas unidades de negócio — Automotiva e Compressores —, a empresa é referência global em fundição, usinagem, pintura e montagem de peças para diversas indústrias, além de ser a maior fabricante de compressores de ar da América Latina.

Em 2023, a Schulz registrou um faturamento de R$ 2,3 bilhões e empregou cerca de 3.500 colaboradores. Suas instalações ocupam mais de 170 mil m² de área construída. Com presença em mais de 70 países, a empresa possui filiais nos Estados Unidos, Canadá, França, Suécia e China.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.