Vigilância Epidemiológica confirma mais de 1.100 novos casos de dengue e total no ano já beira 6 mil registros positivos em Presidente Prudente


Doença provocada pelo mosquito Aedes aegypti pode levar a morte.
Adobe Stock
VEM confirma mais de 1.100 casos de dengue em Presidente Prudente e intensifica ações
Neste sábado (15/02) agentes vão percorrer bairros da zona leste no combate ao mosquito Aedes Aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta sexta-feira (14/02) que o município já contabiliza 1.116 casos confirmados de dengue, além de 5.992 notificações e dois óbitos. Em resposta ao avanço da doença, uma nova ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti será realizada neste sábado (15) em três bairros da zona leste da cidade.
Mais de 100 agentes de endemias e profissionais da Estratégia de Saúde da Família irão de porta em porta, nos bairros Parque Furquim, Vila Furquim e Itapura I. Os agentes vão visitar os quintais e orientar moradores sobre a importância de eliminar locais que possam acumular água.
“Os agentes realizarão vistorias nas residências, orientando sobre a prevenção, além de aplicar larvicida onde for necessário. Contudo, a ação só terá resultado se a população também colaborar, inspecionando regularmente suas casas. É essencial verificar calhas, caixas d’água, pneus, garrafas, vasos de plantas e recipientes de animais de estimação”, destacou Elaine Bertacco, supervisora da Vigilância Epidemiológica do município.
Já na próxima segunda-feira (17), uma ação conjunta da Polícia Ambiental e das Secretarias Municipais de Saúde, Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Esporte, além da Defesa Civil e Vigilância Sanitária, será realizada na zona norte de Presidente Prudente. Cerca de 200 profissionais irão percorrer os bairros: Residencial Cremonezi, Bela Vista, Tapajós e Brasil Novo, vistoriando quintais e orientando os moradores sobre as medidas preventivas no combate à dengue.
Desde o início do ano, a nova gestão tem adotado multi-abordagens no combate à proliferação do mosquito, realizando operações de zeladoria, como a roçagem do mato alto, e promovendo arrastões em diversos bairros, incluindo Ana Jacinta, Mário Amato e Monte Alto. Além disso, foram realizadas a nebulização ambiental e as limpezas em áreas críticas, como nas proximidades da linha férrea, para reduzir potenciais criadouros do Aedes Aegypti.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.