10 DICAS FINANCEIRAS de Simone Santolin para empresárias, iniciar o ano com as Finanças Organizadas

Ter uma empresa lucrativa, com reservas financeiras, crescer com segurança, ter tranquilidade para tomar decisões, retirar um salário fixo mensal que de uma vida confortável, poder ter uma boa distribuição de lucros para conquistar aquelas viagens, casa e aumentar as reservar para conquistar a liberdade financeira mais cedo.

A empresária que tem estes objetivos, precisa iniciar o ano com suas finanças organizadas. Vou passar aqui 10 dicas financeiras que precisam ser implementadas no negócio e na vida pessoal para ter finanças saudáveis para iniciar o ano.

Entenda o PONTO A
Esta dica financeira, é fazer um check-up do ano e da sua atual situação financeira verificando o atual faturamento, despesas, custos, investimentos, contas a receber, contas a pagar, estoques.
Saber exatamente todos os números, é começar ter a clareza para tomar as primeiras decisões assertivas com relação sobre o seu Ponto B.

Clareza do PONTO B
Vejo muitas empresárias se perder no meio do caminho. O Ponto B faz parte de um planejamento estratégico é ter internamente total clareza dos seus objetivos pessoais e da empresa é colocar no papel a missão, visão e valores que estará presente diariamente nas suas escolhas e que mesmo dos desafios fará não se perder do objetivo inicial por que abriu seu negócio.

Arquitete o seu CAMINHO
Tendo compreensão do Ponto A e do seu Ponto B, é hora de arquitetar o caminho que vai te levar a conquistar seus objetivos mensais, anuais. E isso fizemos com o Planejamento Estratégico, onde é feito uma análise interna do negócio (equipe, vendas, processos, marketing, vendas) e externa (clientes, mercado, concorrência, fornecedores, economia). Aqui após estudo profundo é criado as estratégias, objetivos e metas para chegar na no PONTO B.

Faça os CÁLCULOS
Com o planejamento estratégico pronto, agora é hora de orçar todas as despesas, custos, investimentos, vendas para ver se chega no objetivo financeiro. Geralmente na primeira simulação o lucro desejado não acontece, pois orçamos muitas despesas e investimentos e se esquece que a prioridade precisa ser o Lucro, e o dinheiro é finito. Aqui é hora de analisar com o Principio de Pareto de 80/20, entender o que precisa realmente gastar e investir que vai gerar o resultado. Sem estas simulações você pode tomar decisões financeira que gerem impactos negativos grandes.

Preço Certo
O preço certo é aquele que o serviço/produto é vendável e gera o lucro para o negócio e que gera um fluxo de caixa positivo. A clareza do preço é que faz saber quais os produtos/serviços tem maior margem de contribuição para focar a venda, e isso quer dizer que nem sempre vender mais é lucrar mais. A dica aqui é ter entendimento e fazer a sua arquitetura de precificação.

Priorize o lucro
A empresária tem tantas rotinas, atividades a serem executadas, que muitas vezes esquece da principal finalidade de um negócio saudável que é gerar o Lucro.
Priorizar o lucro e fazer escolhas de forma racional. É reduzir custos, investir o que tem mais retorno, e crescer vendas nos produtos que tem melhor margem de contribuição, mudar o modelo de negócio, reestrutura e fazer o que precisa para gerar lucro.

Base confiável
Ter uma organização financeira com todos as movimentações financeiras numa ferramenta única (sugiro um sistema), ter uma equipe treinada para inserir os dados é parte fundamental para ter um financeiro operacional que traga segurança na hora de analisar estes números para a tomada de decisão.

Separe o EU da EMPRESA
Quando se tem um CNPJ é necessário compreender que para esta empresa crescer, prosperar precisa que o CPF que administra este negócio seja distinto. Significa que é necessário a dona do negócio tenha um salário fixo pelo seu trabalho e não misture com as finanças da empresa. Este é princípio número 1 para clareza financeira de um negócio.

Seja racional
Empresárias precisam se autoconhecer, entender dos seus vieses comportamentais, compreender como suas emoções afetam suas decisões financeiras, é necessário ver suas crenças, hábitos e comportamentos financeiros que estão travando as decisões assertivas com base ao sistema racional e não ao emocional.

Domine os seus números
Com estas dicas anteriores implementadas, é hora de dominar os números. A melhor maneira é com um profissional experiente te apoiando de início a entender o que os números demostram do seu negócio e apoiando nas estratégias pra crescer os resultados e ter uma empresa que lhe de a segurança e tranquilidade.

Aproveite estas dicas e comece seu ano com a organização financeira que vai te trazer a previsibilidade de resultados de 2025. Para mais conteúdos de gestão financeira siga @simone_santolin

Adicionar aos favoritos o Link permanente.