Conversão à direita: Mabel implanta medida que permite acessar via mesmo com sinal vermelho

Buscando desafogar o trânsito de Goiânia, o prefeito Sandro Mabel (UB) lançou nesta terça-feira, 14, cinco pontos de direita livre – quando o motorista pode acessar a via mesmo com o sinal vermelho. As primeiras intervenções, segundo o mandatário municipal, serão implementadas nos determinados locais:

  • Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América; 
  • Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto; 
  • Avenida Independência com a Rua do Contorno, Centro;
  • Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico;
  • Avenida Independência com a Rua 6A, Centro.

“Já mapeamos 180 pontos. Vamos trabalhar em um ritmo de 10 por semana e, em quatro meses, acredito que já vamos ter esses 180 pontos implantados. O total de pontos localizados onde é possível fazer a conversão à direita é de 350. O trânsito está sendo orientado, a cidade vai andar”, explicou Mabel. 

A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) já informou os próximos 10 pontos a serem implantados: Avenida Milão com a Rua das Orquídeas; Avenida T-9 com a Rua Flemington; Avenida T-9 com a Avenida Afonso Pena; Avenida Rio Verde com a Avenida Antônio Fidelis; Avenida T-4 com a Avenida Rui Barbosa; Praça Santos com a Avenida C-206, Avenida Portugal com a Avenida T-8, Avenida Mal. Rondon com a Avenida Rio Branco, Rua do Chumbo com a Rua Cariri e Avenida Dom Emanuel com a Rua do Cristal. 

A pasta afirma que a conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a devida atenção à segurança do pedestre.  O objetivo é reduzir o tempo parado de forma desnecessária para os veículos no trânsito, fator que prejudica a fluidez nas vias. 

“Todos os pontos vão ter semáforo, mas o motorista vai estar livre para virar à direita. Vamos começar uma campanha também para o motorista respeitar o pedestre. A direita está livre, mas a preferência é o pedestre”, disse.  

Corredores são “sucesso”

Mabel contou ainda que o projeto elaborado pela gestão municipal, onde permite aos motociclistas usarem o corredor exclusivo dos ônibus, está se saindo melhor do que o previsto. Assim como a conversão à direita, a medida tem a intenção de aumentar a fluidez e a agilidade no trânsito da capital.

“O motociclista tem sido cuidadoso, mas muitos já começam a andar nas faixas de ônibus, outros vão entrando. Vejo as mulheres mais receosas e na faixa da direita, mas cada dia mais, pela medição de trânsito que foi feito na avenida 85, mais motos começam a andar pelas faixas de ônibus”, afirmou.

Já era liberada a circulação de transportes escolares, táxis, viaturas e ambulâncias na faixa. Um levantamento de dados dos acidentes em corredores de ônibus, que aconteceram antes da medida e também durante a medida, deve ser realizado. Com a análise, será avaliado se a ação aumentou ou diminuiu os acidentes.

“É uma ociosidade muito grande só para andar o ônibus naquela faixa. No dia que nós lançamos a faixa do ônibus, nós saímos da Serrinha, descemos a Avenida 85 inteira, pegamos a Praça Cívica, subimos a Avenida Universitária e nós cruzamos com dois ônibus. Então, os motociclistas estão gostando da ideia”, concluiu. 

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