Festa do Bastião mantém tradição e aguarda cerca de 10 mil fieis para procissão

A 149ª edição da Festa do Bastião, que iniciou na sexta-feira, 17, e se estende até esta segunda-feira, 20, na Capital do Chimarrão, reunirá milhares de pessoas. Para a procissão no fim da tarde desta segunda são aguardados quase 10 mil fiéis, que pagam promessas, fazem pedidos e homenageiam o santo padroeiro do município.

O pastel do Bastião, a galinhada, a ação entre amigos, a missa campal, a procissão, a busca dos novos festeiros e os bailes – com o acréscimo da dedicação dos mais de 400 voluntários e a animação do público – tornam a Festa do Bastião, de Venâncio Aires, uma das mais tradicionais e prestigiadas celebrações religiosas do Estado.

LEIA TAMBÉM: Três duplas estão no primeiro paredão do Big Brother Brasil 25

“Tem superado nossas expectativas. Tivemos um grande público nos três dias e com certeza, nesta segunda, será ainda mais intensa a participação”, diz uma das festeiras, Elaine Teresinha Fagundes Weiss. Junto com o esposo Celio Pedro Weiss e os casais Paulo dos Reis e Cleoni Cervi e Fábio Daniel e Carla Mahl, compõe o grupo de festeiros da 149ª edição.

Cleoni frisa que o trabalho, iniciado tão logo foram anunciados em 20 de janeiro do ano passado, foi intenso, mas compensador. “Tínhamos uma grande missão, organizar esta festa, e ainda mais, contar com apoio após a enchente. Mas tivemos uma grande parceria na montagem da ação entre amigos, de voluntários que se prontificaram em auxiliar durante a festa”, afirma.

“Fomos muito bem acolhidos em todas as comunidades e também pelo conselho administrativo da paróquia, que dá todo o suporte e sempre esteve acessível e participativo. Então tivemos a prova de que nada se faz sozinho”

Fábio enfatiza que o trabalho voluntário é muito gratificante. “É uma honra poder servir sua comunidade. E essa tarefa abriu nosso olhar, hoje vemos a importância do voluntariado. Com certeza, seremos ex-festeiros e voluntários nas próximas edições.”

Os três casais responsáveis pela próxima edição, convidados pelo conselho no início do mês – cujos nomes são mantidos em segredo –, serão conhecidos pela noite, ao serem buscados pela organização em caminhão aberto, com música e autoridades.

Durante um ano, casais festeiros ficaram responsáveis pela organização e divulgação

O pastel feito com amor por muitas mãos

“O pastel da festa é sagrado. No último dia é um mar de gente na frente do balcão, principalmente depois da procissão. Podem deixar para a última hora, mas dificilmente alguém vai embora sem comer ao menos um”, afirma Sandra Helena Wagner. Junto com Anila Hochscheidt, Roberta Inês Fengler e Valmor da Rosa, todos ex-festeiros, ela integra nesta edição o grupo de coordenadores da produção do pastel. A equipe chega a quase 90 pessoas ao longo dos quatro dias.

“Para dar conta nos revezamos em dois turnos, pois não pode faltar produção e qualidade”, complementa Sandra. Mais de 20 mil unidades são vendidas durante a festa. “Somente na tarde de sexta-feira foram mais de 700 pastéis por telentrega, boa parte para empresas. Eram pessoas que estavam no seu trabalho e já queriam comer um pastel do Bastião”, salientou Roberta. Ao lado do marido Charles, ela segue os passos da mãe Anila, que é voluntária da festa há mais de 40 anos.

LEIA TAMBÉM: Venda de ingressos para shows nacionais da Expocande inicia nesta segunda-feira

“Estava 20 anos responsável pela produção dos pastéis. Estive afastada nos últimos oito anos, mas em 2025 voltei e estamos fazendo novamente o pastel da forma como era antigamente, é a receita original”, disse Anila. “Ele é todo artesanal, feito com muito carinho. Os ingredientes principais têm sido o carinho e os elogios dos que o consomem.”

O casal Arno José Fischer e Lisani Inês Fischer, de Vila Arlindo, não deixou de comprar pastéis para o lanche da tarde e o jantar do domingo. “Assim como fazemos todos os anos, prestigiamos a missa pela manhã, almoçamos e estamos levando para casa pastéis para garantir o lanche e a janta. E, claro, também já compramos cautelas da ação entre amigos, para tentar a sorte”, ressaltou Arno.

Para a edição deste ano foram confeccionados 1.389 blocos com 18 cautelas cada, com quatro números em cada. Na tarde de ontem, 77% já haviam sido vendidas.

Programação

  • 10 horas – Missa na Igreja Matriz
  • 10 horas – Pastel do Bastião (no pavilhão ou por telentrega)
  • 11h15 – Galinhada (no pavilhão ou para retirada)
  • 13 horas – Banda Estilo Musical
  • 17 horas – Missa Campal ao lado da Igreja Matriz
  • 18 horas – Procissão em honra a São Sebastião Mártir
  • 19 horas – Banda Calmon (pavilhão São Sebastião Mártir)
  • 20 horas – Galinhada (no pavilhão ou para retirada)
  • 20 horas – Busca dos novos festeiros
  • 21 horas – Banda Magia (pavilhão São Sebastião Mártir)
  • 22 horas – Sorteio da ação entre amigos
  • Meia-noite – Encerramento da 149ª Festa do Bastião

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Festa do Bastião mantém tradição e aguarda cerca de 10 mil fieis para procissão appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.