Ex-secretário Valdetário Monteiro é eleito para o Conselho Federal da OAB pelo Amapá

valdetário monteiro oab

Após participar da vida política do Distrito Federal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará, o ex-secretário-chefe da Casa Civil do governo de Ibaneis Rocha (MDB) Valdetário Monteiro assumirá, a partir de 1º de fevereiro, a cadeira de conselheiro federal da OAB pela Seccional do Amapá. A ida para o estado veio depois de diversos anos de visitas ao estado da Região Norte e, de acordo com Monteiro, terá como meta aproximar a advocacia das novas tecnologias de inteligência artificial.

A posse do conselheiro na OAB-AP ocorreu no último dia 18 de janeiro em cerimônia disputada, entretanto, segundo ele, ainda ocorrerá a efetivação, com a eleição no dia 31 deste mês e a posse em 1º de fevereiro, em Brasília.

“Há anos tenho ido ao Amapá e o Manoel de Brito — falecido recentemente —, meu vizinho em Fortaleza, que era da OAB de lá, tinha me feito alguns convites. Foi então que o filho dele, Alessandro Brito — também eleito conselheiro —, me fez o convite para participar das eleições e eu aceitei. Pois, participei de seis eleições e venci todas”, resume Valdetário Monteiro. “É um prazer retornar ao Conselho Federal da OAB, agora, com mais experiência.”

Como sua principal bandeira diante do Conselho Federal, Valdetário Monteiro afirma que quer aproximar os advogados das novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas. “Sabemos que a inteligência artificial vai afetar diretamente a vida dos advogados, por isso, nosso principal objetivo será aproximar os advogados da inteligência artificial. Com a ascensão do Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, as bigtechs ganharão muito espaço e precisamos aproveitar esse bum para não ficarmos para trás.”

A bandeira de Monteiro está em consonância com o que foi prometido em campanha pelo novo presidente da OAB-AP, Israel Gonçalves da Graça, que prometeu interioriza a ordem no estado, começando pela construção de uma subsede no Oiapoque, o que melhorará o acesso dos operadores do direito e da população aos serviços.

O mandato da nova composição da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Amapá é de três anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.